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Daimler Truck, Grupo Traton e Grupo Volvo desenvolvem rede europeia de carregamento de alto desempenho

19 Dezembro, 2021

Os três fabricantes Daimler Truck, o Grupo Traton e Grupo Volvo, assinaram um acordo para criar uma joint venture, para instalar e operar uma rede de carregamento público de alto desempenho para camiões e autocarros de longo curso elétricos em toda a Europa.

As empresas estão empenhadas em iniciar e acelerar a construção das infra-estruturas de carregamento necessárias para o número crescente de clientes de veículos eléctricos na Europa e contribuir para um transporte neutro do ponto de vista climático na Europa até 2050. A criação da joint venture está sujeita a aprovações regulamentares.

A empresa comum – a ser igualmente detida pelas três partes – deverá iniciar as operações em 2022 após a conclusão de todos os processos de aprovação regulamentar. As partes comprometem-se em conjunto a investir 500 milhões de euros, o que se assume o maior investimento em infra-estruturas de tarifação na indústria europeia de camiões pesados até à data. O plano é instalar e operar pelo menos 1700 pontos de carregamento de energia verde de alto desempenho em e perto de auto-estradas, bem como em pontos logísticos e de destino no prazo de cinco anos após o estabelecimento da empresa. O número de pontos de carregamento pretende ser aumentado significativamente com o tempo, procurando parceiros adicionais, bem como financiamento público. A futura empresa está planeada estará sediada em Amesterdão, Países Baixos.

A futura joint venture funcionará como catalisador e capacitador para a realização do Acordo Verde da União Europeia para o transporte de mercadorias neutras em carbono até 2050 – tanto fornecendo as infra-estruturas necessárias como visando a energia verde nos pontos de carregamento. A acção conjunta destas marcas aborda a necessidade de uma rede de carregamento de alto desempenho para apoiar os operadores de camiões na sua transição para soluções de transporte neutras em termos de CO2, especialmente em camiões de longo curso.

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