A Daimler Trucks & Buses planeia, em 2022, incluir veículos produzidos em série com acionamento elétrico a bateria no seu portfólio de veículos na Europa, EUA e Japão e, até ao final da próxima década, ampliará sua gama com veículos de produção em série movidos a hidrogénio. A empresa quer as frotas de veículos novos neutras em CO2 até 2039.
A Daimler Trucks & Buses comemorou a estreia mundial do protótipo de célula de combustível da marca FUSO, “Vision F-Cell”, no Salão Automóvel de Tóquio no Japão, fortalecendo ainda mais sua atividade no campo do hidrogénio. Além disso, todas as fábricas europeias de camiões e autocarros Daimler serão neutras em CO2 até 2022.
Martin Daum, membro do Conselho de Administração da Daimler AG, responsável pela Trucks & Buses, afirmou: “Na Daimler Trucks & Buses, estamos claramente comprometidos com os objetivos da Paris Acordo de Proteção do Clima e, portanto, à descarbonização da nossa indústria. Ter transporte neutro de CO2 até 2050 é o nosso objetivo final. Isso só pode ser alcançado se forem criadas condições competitivas para o transporte de CO2 neutro para os nossos clientes em termos de custos e infraestruturas. Como se leva cerca de dez anos para renovar completamente uma frota até 2050, a nossa ambição é oferecer novos veículos neutros em CO2 local até 2039. O transporte verdadeiramente neutro em CO2 só funciona com bateria de acionamento elétrico ou baseado em hidrogénio”.