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DataDrive, Tips4y: Antecipar, reter e aumentar negócio

11 Janeiro, 2022
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A plataforma DataDrive, desenvolvida pela Tips4y, permite às oficinas agilizarem os processos no dia-a-dia, assim como aceder a indicadores para melhorar a gestão e rentabilidade no seu negócio.

Para acompanhar a digitalização do setor e responder às necessidades das empresas da área automóvel, a Tips4y desenvolveu o DataDrive. Esta plataforma integra funcionalidades para vários processos, nomeadamente para o setor oficinal, desde o planeamento, passando pela receção da viatura ou marketing oficinal, o software permite prever futuras intervenções e criar campanhas adaptadas a cada cliente. Em entrevista à REVISTA PÓS-VENDA, Miguel Cabral, Partner e Product & Manager da Tips4Y, explica de que forma esta solução pode facilitar o dia-a-dia das oficinas, assim como aumentar a sua eficiência e rentabilidade. Afirmou que “O DataDrive será o padrão na gestão do negócio pós-venda automóvel”.

Quais as principais características que o diferenciam para atingir esse patamar?
O DataDrive é um ecossistema baseado na ciência de dados, pensado para ser utilizado de forma amigável e como um facilitador de acesso ao conhecimento. Dessa forma temos a confiança que as empresas que utilizarem a nossa solução de forma metódica, irão desenvolver uma cultura analítica que lhes permitirá alargar a visão que possuem sobre o mercado, mas principalmente sobre os seus próprios clientes. Em suma, se hoje o DataDrive é uma ferramenta de auxílio à gestão, acreditamos que no futuro seja uma ferramenta estratégica por excelência.

A solução é direcionada para oficinas e para outros tipos de negócio relacionados com a área automóvel?
Sim, no fundo, trata-se de uma plataforma end-to-end que está disponível (de uma forma geral) para aqueles que se relacionam com o automóvel, desde consumidor final, gestor de frota, assistência na estrada, reparador ao distribuidor, todos integrados num processo contínuo, onde quer que se encontrem: em casa, no veículo, no escritório ou na oficina.

Que tipo de melhorias poderão ser alcançadas em cada funcionalidade? De que forma pode ser uma ferramenta que promove uma melhor gestão e maior rentabilidade?
Apostamos numa abordagem diferenciadora que permite fazer do DataDrive uma ferramenta estratégica na gestão do negócio para tomar decisões de reparação imediata ou prever futuras intervenções e com isso aconselhar os clientes numa perspetiva preditiva. O DataDrive concentra um conjunto de módulos como o Planeamento, Receção Dinâmica da viatura, para além do orçamento e da informação técnica. A combinação de todas as informações irá permitir prever futuras intervenções e montar campanhas adaptadas a cada cliente. Todos os módulos permitem integração com ERP / DMS, o que fortalece ainda mais o conceito de ponta-a-ponta.

De que forma permite ações de manutenção preditiva?
O sistema de manutenção preditiva antecipa as operações de manutenção preconizada pelo construtor automóvel, bem como a substituição das peças de desgaste, hoje ainda em cima de um algoritmo inteligente que calcula o momento mais adequado para o próximo serviço e no futuro através dos dados gerados pelo veículo e comunicados de forma telemática.

E no caso dos distribuidores/outros players do mercado? Que tipo de funcionalidades e melhorias podem ser conseguidas?
O objetivo é promover a relação entre distribuidor, oficina e consumidor final, permitindo a fidelização e otimização processual, num conjunto de serviços de conveniência com impacto na operação diária das várias entidades envolvidas.

Que tipo de clientes já têm a utilizar o DataDrive?
Estamos agora a trabalhar com vários clientes Beta Testers para introduzirmos as afinações necessárias solicitadas por estes clientes e a medir as melhorias de produtividade e rentabilidade, os resultados, entretanto obtidos superaram as nossas expectativas. Existem casos onde foi possível aumentar a taxa de eficiência global em mais de 20%, as entradas adicionais que conseguimos em cada semana tiveram um impacto positivo e imediato na tesouraria da empresa, estamos bastante satisfeitos.

Que novas funcionalidades irão implementar num futuro próximo?
Até ao final do ano iremos disponibilizar novos módulos que permitirão aos nossos clientes fazer uma receção de viatura ligada ao orçamento ou fazer o planeamento de forma inteligente com impacto imediato na tesouraria da oficina. Para além destes, contamos ter concluído o módulo de gestão ambiental, um módulo específico para os pneus e incluir a utilização do VIN OE na otimização da seleção das peças no orçamento.

Que tipo de apoio / formação disponibilizam às oficinas e outros operadores que
pretendam implementar esta solução?
Existe uma estratégia muito clara para a adoção da plataforma DataDrive. A transformação digital obriga a mudança de hábitos, ou seja, não estamos apenas a digitalizar processos, mas sim mudar a forma como fazemos negócio hoje, para criarmos envolvência, novas experiências e antecipar negócio. Pelo que a adoção da plataforma passa por um programa de formação local na oficina, a que chamamos programa de embaixadores e da criação de um product genius nos distribuidores.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 71 de agosto de 2021. Consulte aqui a edição.

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