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Datumize Kosmos: Recuperar as vendas perdidas nas peças

31 Outubro, 2017

Para todas as empresas que comercializam peças, a Datumize desenvolveu uma solução que permite recuperar vendas (de peças) que estavam perdidas através de uma detalhada análise de dados informáticos. Datumize Kosmos é o nome desta solução. 

TEXTO PAULO HOMEM

A Datumize é uma empresa de que desenvolveu uma solução que permitirá recuperar eventuais vendas perdidas. O software da Datumize recolhe de forma não intrusiva as consultas realizadas pelos utilizadores e as respostas proporcionadas pelos diferentes sistemas informáticos atuais através de diferentes canais de venda, como a web, o B2B ou a venda telefónica.

Uma vez reunidos os dados, a solução desta empresa transmite-os para uma plataforma que os analisa e transforma em métricas de negócio e técnicas, como o rácio de vendas perdidas.

O Datumize Kosmos é uma tecnologia inovadora que ajuda as empresas do setor das peças de substituição a otimizarem as suas receitas.

Este software recolhe as consultas realizadas pelos utilizadores e as respostas proporcionadas pelos diferentes sistemas informáticos atuais através de diferentes canais.
Imaginemos que um dos operadores telefónicos de uma empresa de peças tem que informar um cliente quanto à disponibilidade e preço de um produto, por exemplo, óleo de motor. Em seguida o sistema indica: “temos o produto com o preço X e a entrega demora 8 horas”, “temos o produto com o preço X mas está em stock noutra cidade”, “não temos o produto em stock”, “não temos o produto”.

A tecnologia da Datumize é capaz de recolher de forma não intrusiva todas estas interações: todos os detalhes de cada um dos pedidos e as respostas, tanto de clientes como de fornecedores ou de funcionários, independentemente do canal (telefone, web, B2B).

Assim, uma vez reunidos os dados, este software transmite-os para uma plataforma de armazenamento. Em paralelo, esta solução pode também recolher dados já existentes e armazená-los na dita plataforma. Seguidamente, a plataforma analisa todos estes dados de diferentes fontes e transforma-os em métricas de negócio e técnicas. Todos estes dados e métricas de grande utilidade são também armazenados na plataforma.

Dessa forma, esta plataforma irá proporcionar ao operador de peças, em tempo real, painéis de controlo e relatórios, alertas e funcionalidades de busca avançadas.

Controlo dos canais de venda

Com o Datumize Kosmos poderá ter um maior controlo sobre os canais de venda, tendo o histórico completo de todas as consultas, independentemente do canal e de quem as fizer, conhecer os produtos e as famílias que procuram e saber se há pedidos de preço e disponibilidade do produto.

Também poderá conhecer as respostas a todas estas consultas, ou seja, poderá ter a lista completa de respostas obtidas (a lista de produtos com os preços), poderá saber quando a resposta informa que o produto pedido não existe em stock ou que está noutra cidade ou armazém.

Para minimizar as devoluções de pedidos, o Datumize Kosmos garante as seguintes métricas necessárias:

– Terá a lista completa de todos os cancelamentos e devoluções com uma análise dos respetivos motivos;
– Proporciona uma lista dos tempos de entrega para cada pedido;
– Saberá onde estava o produto e se estava em stock antes de ser entregue.

Na verdade, com todas estas métricas, esta solução proporciona relatórios com análises minuciosas de todos os dados de negócio. Por exemplo, disponibiliza a lista de todas as oportunidades perdidas e os respetivos motivos (preço não competitivo, inexistência em stock, produto não encontrado pelo sistema, tempo de devolução demasiado longo), as métricas necassárias para categorizar os produtos e respetivas famílias, análise das ofertas dos seus fornecedores e dos respetivos preços e ainda poderá também ter a lista dos perfis de comportamento dos seus clientes e dos pedidos.

Refira-se ainda que poderá receber alertas em tempo real se, por exemplo, não tiver um produto em stock, se o tempo de entrega de um produto pedido for demasiado longo e se um cliente tiver cancelado ou devolvido um pedido.

Para terminar diga-se que esta solução já está a trabalhar em diversos operadores de aftermarket (em Espanha), a sua instalação é fácil e rápida (em apenas 4 semanas é possível consultar as primeiras métricas) e que uma das características mais importantes é que esta solução não é intrusiva, isto é, não tem qualquer impacto nas aplicações já usadas nem é necessário modificar as mesmas.

Vantagens Datumize Kosmos

>> Melhorar as vendas e a taxa de conversão graças ao conhecimento abrangente dos perfis dos pedidos e dos seus clientes;
>> Criar campanhas de marketing à medida, graças a um conhecimento da procura em tempo real.
>> Diminuir o número de oportunidades de venda perdidas já que finalmente ficará a saber quando estas ocorrerem, irá conhecer os motivos e por conseguinte poderá tomar medidas para solucionar o problema;
>> Também o ajudará a minimizar os cancelamentos e as devoluções de pedidos graças às métricas proporcionadas que permitirão conhecer os clientes que o fazem frequentemente e saber onde estava o produto antes da entrega;
>> Otimizar a gestão do inventário graças a uma análise detalhada do túnel de vendas.

Datumize
Raquel Pérez
+34 622 001 565
www.datumize.com

 

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