O termostato garante que líquido que arrefece o motor alcance a temperatura ideal de operação o mais rápido possível e que também a mantenha. Para garantir isso, o termostato abre assim que a temperatura ideal de operação é alcançada e fecha novamente se a temperatura cair abaixo da faixa ideal de temperatura.
Assim que a temperatura operacional de 83 °C é alcançada, o preenchimento de cera no termóstato derrete e expande-se. Isso faz com que a caixa de metal se mova no pistão em funcionamento. Quando isso acontece, o circuito de arrefecimento é aberto e, simultaneamente, o circuito de bypass é fechado, de forma que o agente de arrefecimento possa passar pelo radiador. Assim que a temperatura cai abaixo de 83 °C, o preenchimento de cera solidifica novamente e o termóstato fecha com o auxílio de uma mola de retorno. Em seguida, o agente de refrigeração retorna para o motor ao longo do circuito de bypass.
Dicas & Truques
Drene-o antes de reparar o equipamento. Verifique o equipamento quanto ao conteúdo de contaminação/anticongelante e substitua, dependendo do que for encontrado.
Abra a carcaça do termóstato, remova o termóstato, observe a posição de montagem e limpe as superfícies de montagem. Substitua o termóstato, vede e encha o equipamento de acordo com as especificações do fabricante. Ventile os sistemas de refrigeração e aquecimento: Ligue o motor, deixe-o funcionar duarnte 5 minutos com diferentes velocidades e, ao fazer isso, corrija o nível do líquido de arrefecimento. Desligue o motor e corrija o nível do líquido de arrefecimento.
Verifique o sistema de refrigeração do motor quanto à impermeabilidade.
Estrutura do termostato:
1. Pistão
2. Flange
3. Válvula
4. Estrutura
5. Elemento com preenchimento de cera
6. Mola principal
7. Parafusos
8. Mola bypass
9. Válvula bypass
10. Arruela
11. Válvula de sangria