A cor popular Machine Grey da Mazda é aplicada com uma tecnologia de pintura robótica inovadora chamada Takuminuri, que torna a reparação desta tri-camada particularmente exigente. Evgeny Khmelev, Head de Training da Spies Hecker na Europa, Médio Oriente e África, dá dicas para a reparação desta cor com o Sistema de Base Bicamada Permahyd Hi-TEC 480 da Spies Hecker.
Desde 2016 que a Mazda utiliza a cor Machine Grey 46G em vários modelos. Esta cor é pintada utilizando um processo de pintura robótico inovador chamado Takuminuri que a Mazda também utiliza para a cor Soul Red. A cor Machine Grey é composta por três camadas: uma camada refletora, uma camada translúcida e uma camada transparente.
“Os flocos de alumínio incorporados criam uma profundidade da cor metalizada, ao mesmo tempo que os pigmentos nas camadas refletoras e de efeito proporcionam um contraste intenso entre a luz e a sombra. Quase parece que o veículo foi polido num único bloco de aço,” afirmou Evgeny Khmelev, Head de Training da Spies Hecker na Europa, Médio Oriente e África.
Não é fácil reproduzir este tipo de efeito da pintura original durante a reparação. “Devido à sua complexidade, a cor Machine Grey pode variar de modelo para modelo, e até de veículo para veículo, e é por isso que temos uma seleção de fórmulas de mistura para a Base Bicamada Permahyd Hi-TEC 480 no nosso software de cor, Phoenix,” acrescentou Evgeny Khmelev.
Seguem-se as dicas de Evgeny Khmelev para obter um bom resultado mesmo com uma cor tão complexa como a Machine Grey:
Dica 1: Aplique em cartões de pulverização
Uma vez que a cor Machine Grey é muito complexa, recomendamos que depois de medir a cor com o ColorDialog Phoenix, aplique um cartão de pulverização para encontrar a melhor correspondência do efeito prateado com a tinta original. É fundamental que verifique o cartão de pulverização e a pintura original em diferentes fontes de luz, principalmente com luz natural.
Dica 2: Aplique base bicamada preta
Após a preparação do substrato, aplique a base bicamada preta em toda a área a cobrir e misturando com a tinta original. Em pequenas áreas de reparação, uma pistola com uma pressão reduzida cria uma transição particularmente suave para o resto da pintura. É importante que deixe a base bicamada secar e o painel arrefecer completamente.
Dica 3: Utilize um autocolante de contraste
Antes de aplicar uma demão com um efeito ligeiramente transparente de preto concentrado que contém alumínio muito fino, recomendamos que cole um autocolante de contraste preto e cinzento num lugar que será pintado. O autocolante ajuda a verificar a quantidade de cobertura que foi aplicada com esta camada de efeito durante a aplicação, uma vez que é importante não cobrir totalmente. Aplique a mistura nas áreas adjacentes antes de mudar para a cor de efeito. De preferência, a demão de efeito deve ser aplicada como uma demão fina, fechada e uniforme.
Dica 4: Verifique o resultado na luz natural
Depois de a demão de efeito secar, verifique o autocolante de contraste para ver em que medida a cor da base foi coberta pela demão de efeito. Se a demão de efeito tiver sido aplicada com suficiente translucidez, pode aplicar o verniz. Por último, deve verificar o resultado de forma cuidadosa e crítica em diferentes fontes de luz. O fator decisivo é a aparência da reparação à luz do dia. Isto mostrará se obteve uma boa correspondência com a pintura original e transações suaves entre a reparação e a pintura original.
Dica 5: Veja o vídeo
A Spies Hecker oferece aos pintores apoio total, sistemas simples e dicas práticas para os desafios diários incluindo conselhos específicos para a reparação da cor Machine Grey. As dicas estão disponíveis no canal do YouTube da marca, www.youtube.com/spieshecker, e em www.spieshecker.com/tips4you. Os vídeos de 5 a 10 minutos mostram profissionais de pintura experientes a tirarem o máximo proveito dos produtos Spies Hecker.
Para mais informações, visite www.spieshecker.pt.