O volante do motor encontra-se no lado de saída ada cambota. Ele faz a ligação entre o motor e a embraiagem. O volante do motor garante um funcionamento mais suave do motor.
Através do movimento de rotação da cambota, o volante do motor pode armazenar energia cinética. Através da inércia de sua massa, ele vai continuar girando mesmo quando o motor num determinado momento não proporcione energia de acionamento.
O volante do motor acopla a embraiagem. Os dois juntos formam a massa do volante. No lado externo do volante do motor foi instalada uma engrenagem, onde, durante arranque do motor, o pinhão do motor de arranque se encaixa.
Os dentes da coroa dentada estão especialmente tratados termicamente (endurecimento / têmpera). Isto garante uma longa vida útil. Para se garantir um encaixe melhor do pinhão do motor de arranque, em muitos casos os dentes da engrenagem são equipados com uma estria de entrada.
No diâmetro externo do volante do motor encontram-se marcas para determinar o ponto exato de ignição.
O diâmetro de alojamento da carcaça da embraiagem é fabricado com uma margem de tolerância muito pequena, de modo que esteja assegurada a centralização da embraiagem. A superfície de atrito do disco de embraiagem é fabricada com uma tolerância muito precisa da excentricidade.
Além dos volantes do motor, o amplo portfólio de produtos DT inclui também todas as engrenagens, anéis do rolamento, rolamentos, pinhões do motor de arranque, assim como carcaças de volante do motor.
Dicas & truques:
Antes da instalação, todas as peças têm que estar livres de gordura, sujidade e poeira. Certifique-se de que o volante e a cambota, ou eixo de manivela, estão alinhados.