Os famosos sensores Nox têm uma importância crucial nos veículos pesados, nomeadamente no que diz respeito à limpeza dos diversos componentes que existem no escape. A Diesel Technic explica o funcionamento e dá algumas dicas.
Os NOx representam os óxidos de nitrogénio mais importantes, a saber, o monóxido de nitrogénio (NO) e o dióxido de nitrogénio (NO2) e consiste de átomos de N (nitrogénio) e O (oxigénio).
Os sensores de NOx medem a concentração de oxigénio e óxido de nitrogénio na composição do gás de escape e pode estar localizados atrás e na frente do catalisador SCR. Eles possibilitam a verificação da funcionalidade do sistema de limpeza do gás de escape e determinar exatamente quando a manutenção tem que ser feita ou quando componentes defeituosos precisam ser consertados.
O sensor de NOx da DT Spare Parts satisfaz principalmente por seu processamento de alta qualidade em relação a cabos e plugues, bem como com um isolamento de temperatura fiável.
Dicas & truques:
Antes de substituir o sensor, verifique a fiação do sensor quanto a danos e resistência de contato; também verifique o sistema de escape quanto a danos e vazamento.
No caso dos seguintes problemas, também se deve verificar o sensor de NOx quanto ao funcionamento correto, e substituí-lo se necessário:
– Mau funcionamento do motor devido a valores de ajuste incorretos para adaptação da mistura;
– Valores insuficientes de emissão;
– Perda de energia;
– Entupimento do filtro de partículas;
– Ajuste limitado de AdBlue.
Mais informações AQUI.