Ver todas

Back

DieselVizela: A importância da imagem Bosch

12 Abril, 2024

A DieselVizela é uma oficina Bosch Car Service que iniciou a sua atividade trabalhando sobretudo para outras oficinas, mas que hoje está aberta a todo o tipo de clientes. A imagem Bosch tem sido um forte aliado.

TEXTO PAULO HOMEM

A DieselVizela é uma empresa que existe desde 2015, mas a sua existência deve-se à enorme experiência que Jorge Gonçalves (sócio-gerente) tem com a marca Bosch e com o conceito Bosch Car Service. Técnico especializado Bosch (sobretudo na área diesel e nos turbos) há mais de 20 anos, Jorge Gonçalves contou também com o apoio na área comercial de António Nunes, para dar início ao projeto DieselVizela.

A oficina começou com 290 m2, um espaço que se tornou exíguo face ao volume de trabalho que a empresa angariou junto de outras oficinas, pelo que há dois anos atrás mudou-se para um outro pavilhão próximo, já com quase 1.000 m2, que lhe permitiu também passar a ser uma Bosch Car Service que Jorge Gonçalves diz que “já era um dos nossos objetivos da empresa, tanto mais que já tínhamos uma ligação à Bosch através dos módulos sistemas de injeção”.

A empresa investiu sempre em equipamentos que lhe permitia fazer a reparação de unidades diesel (injetores e bombas) e turbos, pelo que uma boa parte do trabalho era efetuado para outros mecânicos e oficinas que recorriam aos serviços da DieselVizela para reparar esses componentes.

“O início da nossa atividade era muito focado no B2B, trabalhando para outras oficinas, mas tínhamos com objetivo, como já referi, passar a ser mais tarde uma Bosch Car Service”, refere Jorge Gonçalves, argumentando que “para uma oficina, como a nossa, existe sempre uma maior realização profissional trabalhando com o cliente final, aproveitando também a associação à imagem Bosch que todos os nossos clientes já nos reconheciam por isso”.

Com o passar dos anos, e com a entrada na Bosch Car Service (2021) tendo a oficina imagem desta rede oficinal, a DieselVizela passa a captar cada vez mais clientes finais (sem descurar o cliente profissional), tal como estava previsto, passando a dispor de outras condições para tal, nomeadamente com a integração de mais três profissionais.

Atualmente a DieselVizela (que é a única Bosch Car Service da região) disponibiliza aos seus clientes finais praticamente toda a tipologia de serviços (mecânica, eletricidade, ar condicionado, etc), ficando de fora a chapa e pintura (que recorre a parceiros caso seja necessário), dizendo Jorge Gonçalves que o “rótulo” Bosch Car Service acaba por ser uma enorme mais-valia para esta oficina, pois a marca Bosch “está verdadeiramente enraizada no mercado” quer ao nível das outras oficinas para quem a DieselVizela trabalha, quer para os clientes finais. “Os muitos anos que temos na área técnica e comercial, junto de outras oficinas a angariar serviço, permitem-nos perceber a importância de trabalhar um nome como é o da Bosch Car Service”, explica o mesmo responsável, adiantando que “os nossos clientes finais também nos fazem notar que o nosso serviço está ao nível do que é feito pelas origens”.

Porém, para a gerência da DieselVizela a exigência financeira de estar numa Bosch Car Service é amplamente compensada por todas as restantes mais-valias que estar num conceito destes pode trazer, nomeadamente no plano técnico, mas também pelo acesso à informação, “já que estar mais próximo de uma Bosch estaremos certamente mais próximos do que é e do que vai ser o mercado automóvel”, afirma Jorge Gonçalves.

Nesse sentido, a própria DieselVizela já teve formação em veículos elétricos e híbridos, “mesmo que a procura por parte dos clientes seja ainda muito residual”, diz o mesmo responsável, que não deixa contudo de dizer que “temos que estar atentos a tudo o que nos rodeia, mas temos a noção de que os motores de combustão estão para durar”.

Ao nível das peças que são aplicadas nos carros dos clientes, a primeira opção da DieselVizela é sempre a peça Bosch, mesmo podendo existir algumas exceções, mas só a pedido do cliente. Numa fase em que está a consolidar os investimentos feitos nos últimos anos (instalações, equipamentos, rede oficinal e recursos humanos), a DieselVizela, e apesar de considerar que o mercado está a atravessar muitas indefinições, Jorge Gonçalves revela-se muito otimista face ao presente e ao futuro, não só porque “estamos com o parceiro certo que é a Bosch Car Service e, por outro lado, temos tido cada vez mais clientes e mais serviço, o que prova que temos vindo a fazer um bom trabalho”.

Obviamente que novos investimentos são sempre necessários para uma oficina que pretende evoluir, como é o caso da DieselVizela, que tem o objetivo de melhorar e incrementar os serviços ao nível do laboratório diesel e turbo, mas também ao cliente final, porém “estamos sempre conscientes de que o mercado está instável e em mudança, mas penso também que temos o parceiro certo para evoluir”.

Para terminar, Jorge Gonçalves não esquece que “a DieselVizela chegou onde se encontra fruto do trabalho de todos os nossos colaboradores. Por isso, quero agradecer a todos os colaboradores, mas também aos nossos parceiros, sobretudo à Bosch, sem esquecer obviamente os clientes de outras oficinas, assim como os clientes finais”.

DIESELVIZELA
Vizela
Jorge Gonçalves
253 138 743
dieselvizela@boschcarservice.pt

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 93, de junho de 2023. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE