A Direct – Seguro Directo, aposta em disponibilizar novas soluções aos seus clientes, para se diferenciar da concorrência na oferta de serviço oficinal.
TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO
Atualmente, a Direct – Seguro Directo, companhia de seguros especializada no ramo auto, tem uma rede de cerca de 300 oficinas recomendadas, composta por oficinas de marca e multimarca. “A nossa rede de oficinas criteriosamente selecionadas dispõem de muitas vantagens para o cliente e de um acompanhamento da nossa parte durante todo o processo de sinistro, desde a marcação da peritagem até ao final da reparação”, explica Eduardo Caria, Diretor da Direct – Seguro Directo.
A seleção destas oficinas é feita a partir da avaliação de vários critérios, baseados na disponibilidade e qualidade dos recursos técnicos e humanos, localização, e horário de funcionamento da oficina. A rede de oficinas recomendadas Direct – Seguro Directo não possui uma imagem própria uniformizada, mas a seguradora presta aos seus parceiros todo o apoio necessário: “Vemos estas oficinas como parceiros e não como um simples prestador, pelo que, através de uma equipa dedicada, damos todo o apoio, preocupando-nos com o seu negócio. Entendemo-las como fazendo parte do nosso negócio e correspondemos sempre tendo em conta essa base”. E acrescenta que, em termos de oferta de rede oficinal, a Direct – Seguro Directo se diferencia da concorrência pelo facto de se dedicar a fomentar esta proximidade às oficinas. Eduardo Caria considera esta parceria uma mais-valia para as oficinas e para a própria Direct – Seguro Directo: as oficinas beneficiam do aumento do volume de serviço e da ligação ao nome da seguradora, enquanto a Direct – Seguro Directo, beneficia, com esta ligação, de um maior controlo de todo o processo dos seus clientes, “garantindo a qualidade nas reparações e a sua satisfação, através de uma proposta de valor muito atrativa”. A Direct – Seguro Directo tem tido uma adesão crescente dos clientes à sua Rede de Oficinas Recomendadas, tendo encaminhado, no último ano, mais de metade dos seus clientes de sinistros para estas oficinas. Eduardo Caria refere que este fator demonstra a confiança que os clientes possuem na empresa e no trabalho efetuado pela linha de atendimento da seguradora.
INOVAÇÃO
Quanto à qualidade técnica da rede e ao acompanhamento da evolução tecnológica dos veículos, Eduardo Caria revela que, nos últimos anos, as oficinas da rede têm feito fortes investimentos tecnológicos ao nível da formação, dos equipamentos e ferramentas. “Tem-se atingido um patamar muito elevado de evolução que dá resposta às novas necessidades da indústria automóvel. Os clientes encontram um serviço de excelência nas oficinas e que é complementar com tudo aquilo que procuramos proporcionar enquanto marca”.
A seguradora considera que as novas tecnologias são fundamentais para uma resposta mais rápida aos seus clientes. “Através de plataformas como a loja Yubuy, asseguramos, por exemplo, a possibilidade de um cliente adquirir o seguro através da televisão. E a nova app mobile disponibiliza novas formas de pagamento instantâneo. Paralelamente, temos uma rede de colaboradores que procura estar próximo do cliente em todos os momentos e apoiá-lo nas diversas plataformas digitais”. Para além disso, a empresa oferece também aos seus clientes outros serviços inovadores, tais como a possibilidade de realização de foto e vídeo peritagens.
FRAUDE
Eduardo Caria é da opinião que, no âmbito oficinal, as principais situações de fraude, atualmente, prendem-se com a conivência com os lesados e o envolvimento de alguns prestadores em redes organizadas, nomeadamente através de acidentes simulados, agravamento de danos inexistentes ou faturação fantasma. “Estes riscos implicam, por exemplo, a introdução de um maior número de auditorias aos prestadores no momento da reparação e seu acompanhamento e um maior envolvimento das autoridades, nomeadamente nas situações de acidentes simulados, prática usual de redes organizadas, que têm vindo cada vez mais a ser alvo por parte das autoridades, que estão mais alertadas para este fenómeno e com as quais existe uma maior interação, nomeadamente com os denominados Núcleos de Investigação”. A Direct – Seguro Directo procura ter sempre identificadas todas as entidades suspeitas, para assim poder agir de forma preventiva no processo do evento que se relaciona com esse prestador. “Ao nível da peritagem, temos também identificados procedimentos que procuram relacionar o serviço solicitado versus o tipo de danos e a sua dimensão, situações essas que permitem identificar situações de potencial risco de irregularidade, que possibilitam ao gestor solicitar serviços de averiguação ao evento participado. A curto prazo iremos migrar toda esta informação para um modelo analítico de prevenção e deteção de irregularidades”, adianta.
Qual a estratégia futura relativamente à oferta oficinal?
“A Direct – Seguro Directo irá continuar a apostar na relação de confiança e proximidade. Estamos determinados em criar uma experiência cada vez mais simples, com produtos inovadores e que ofereçam uma qualidade de serviço de excelência, sempre com o objetivo de responder às necessidades atuais e futuras dos nossos clientes. Temos várias ideias em curso, mas não queremos ainda desvendar muito. Estamos a desenvolver ideias inovadoras e de serviço acrescentado para o nosso cliente. Tanto do ponto de vista da oferta de serviço, como da fase de reparação automóvel” – Eduardo Caria.