Victoria Widén, Head of Regional Sales Automotive Aftermarket WEU + AU, da OSRAM, revela qual a estratégia da marca para acompanhar os desafios atuais e futuros do aftermarket.
Quais são os principais desafios que as marcas do aftermarket enfrentam para o futuro?
A distribuição online: a estratégia omnichannel, a consistência de preço necessária devido à alta transparência e a abordagem de marketing adaptada para atingir os consumidores finais. Também a penetração da telemática: os carros irão recomendar o local para a manutenção e o impacto na seleção das marcas de peças de reposição (consumidores vs. locais de atendimento). E ainda a mobilidade eletrónica/eletrificação, que irá reduzir os consumos de produtos de desgaste (a Osram não será afetada por esta tendência).
Como se estão a preparar para a eletrificação do automóvel?
A nossa principal tendência é a “Ledification” – a adoção mais ampla de LEDs em OEM e Aftm. A Osram, como fornecedora de fontes de luz de baixo consumo, contribui para a redução mundial de CO2.
Que efeitos a eletrificação do automóvel poderá ter no futuro do aftermarket e nas empresas do aftermarket?
Reduz os consumos de produtos de desgaste e, por isso, irá reduzir o tamanho do mercado para os principais intervenientes. Não será relevante para a Osram.
O futuro do aftermarket passará pela cada vez maior concentração da atividade em grandes grupos?
Sim, o aftermarket estará cada vez mais concentrado em grandes distribuidores independentes de peças e serviços ou redes de distribuição como os ITGs (International Trading Groups).
Como avaliam o crescimento de empresas como a TEMOT, ATR, GROUPAUTO, NEXUS, GLOBAL ONE, etc.?
Os ITGs irão controlar a maioria das peças e serviços para as oficinas independentes e redes de oficinas. Proporcionam as melhores condições de compra, juntamente com o poder de investimento agregado na digitalização, e são importantes na tomada de decisões de associações, administrações e do governo da UE.
Que ferramentas digitais, em termos de acompanhamento técnico, a vossa empresa tem desenvolvido paras as oficinas?
A Osram oferece um Guia de Substituição de Lâmpadas de Veículos online, para que a oficina encontre rapidamente o produto certo para a maioria das aplicações. Além disso, há uma grande variedade de vídeos de instalação no canal da Osram no YouTube, sobre como trocar e instalar faróis e outros produtos. Além disso, como fornecedor tipo A do TecDoc, fornecemos todas as informações sobre os produtos, para facilitar as reparações.
O que é que uma oficina independente poderá esperar no futuro de uma empresa como a vossa?
O apoio ao poduto será mais amplo (atendimento, suporte em torno do produto e cross-upselling), mais digital e direcionado para as necessidades do veículo e do motorista (telemática).
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 44, de maio de 2019. Consulte aqui a edição.