Aldo Machado, Country Manager da Nex, faz uma análise da atualidade do mercado de pneus para pesados e revela algumas curiosidades e novidades sobre as marcas comercializadas pela empresa.
Qual ou quais as marcas que comercializam para veículos pesados (Camiões e autocarros)?
BLACKLION, RIKEN E KUMHO.
Qual a mais recente novidade de produto (e suas características principais) ao nível de pneus para veículos pesados (Camiões e autocarros)?
Dentro das marcas comercializadas em exclusivo destacamos o lançamento do início de 2017 da nova gama RoadReady da Riken, uma gama redesenhada para obtenção de melhores performances e eficiência energética que, ao longo dos próximos meses, irá abranger toda a gama de produto regional desta marca europeia pertencente ao grupo Michelin.
Para além da vertente comercial, que tipo de acompanhamento técnico fazem para os clientes dos pneus de pesados? Existe alguma política de gestão de frotas de pneus?
A Nex não trabalha directamente com frotas, apoiando em todas as vertentes (técnica e comercial) os retalhistas e especialistas em pneus pesados.
Que análise faz do mercado de pneus para veículos pesados (Camiões e autocarros)?
Na nossa óptica de distribuição entendemos que é um mercado extremamente competitivo, mas que a nível de segmentação se nota uma certa “bipolarização” visto que o cliente normalmente opta por um pneu económico ou premium, não se focando nas propostas quality/de valor que são apresentadas pelos distribuidores.
Para além de ajudar na redução do consumo de combustível, que outras vantagens trazem os modernos pneus de pesados para as frotas?
O enfoque principal dos desenvolvimentos de produto prende-se com a redução dos consumos, sendo que numa determinada fasquia do mercado o rendimento quilométrico é ainda tido como um factor de optimização do custo do produto. A aderência e adaptabilidade a várias condições climatéricas estão também nas primeiras linhas do desenvolvimento dos produtos, sendo cada vez mais comum encontrar várias soluções no mercado (seja em segmento premium ou quality) com marcação M+S.
Que conselhos dá a um gestor de frota no momento da aquisição de pneus novos para uma frota?
O aconselhamento passa pela aferição da tipologia de trabalho que a viatura realiza no seu dia-a-dia para que a escolha do pneu seja a mais adequada, sendo que a vertente do custo/km efectuado passou desde há poucos anos a contar não apenas com o custo do pneu, incluindo agora a vertente da poupança no consumo de combustível gerada pela aplicação do pneu X em detrimento do pneu Y ou do seu antecessor.
Que características e funcionalidades terá o pneu para pesados no futuro?
Pensamos que o pneu pesado num futuro próximo será cada vez mais eco-eficiente, com um elevado índice de desenvolvimento tecnológico que permitirá elevadas poupanças no consumo de combustível e nunca descurando a rentabilidade quilométrica.