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Jantes sujas são coisas do passado com o iDisc

23 Novembro, 2017

A subsidiária da Bosch, Buderus Guss, criou o inovador iDisc, que face a um disco de travão convencional, gera até 90% menos pó na travagem.

Esta necessidade é sublinhada pelas conclusões da agência ambiental de Baden- Württemberg, que confirma que os travões e os pneus são responsáveis por 32% das emissões de partículas relacionadas com a condução, das quais praticamente metade são pó resultante das travagens. Por isso, reduzir de forma significativa o pó da travagem é essencial para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nas cidades. “Não é apenas debaixo do capô que a Bosch desenvolve soluções para manter o ar limpo”, afirma o Dr. Dirk Hoheisel, cujas áreas de responsabilidade no Conselho de Administração da Bosch incluem a Buderus Guss. “O iDisc é a versão 2.0 dos discos de travão. O seu potencial de venda é tremendo”. O iDisc está previsto entrar em produção num produtor europeu a novembro deste ano.

iDisc é um elemento disruptivo no mercado dos discos de travão

Um dos mais importantes pontos a favor da compra do iDisc (o “i” simboliza inovação) é o seu revestimento a tungsténio, disponível apenas na Buderus Guss. A tecnologia baseia-se num disco de travão de ferro, fundido convencionalmente. Todos os anos, a subsidiária da Bosch produz até 20 milhões destes discos em fábricas localizadas em Breidenbach e Ludwigshütte, na Alemanha.

Para transformar um disco convencional num iDisc, é necessário que os anéis de fricção sejam tratados de forma mecânica e térmica com galvanização, antes de serem revestidos. Estes passos fazem parte de um processo desenvolvido pela Buderus Guss e por investigadores da Bosch durante vários anos.

Em termos de preço, o iDisc é aproximadamente três vezes menos caro que um disco de travão de cerâmica. O preço deverá continuar a baixar à medida que o volume de produção aumentar. “O iDisc tem tudo o que é necessário para substituir o disco de travão de ferro, fundido convencionalmente, tornando-se no novo standard no mercado dos discos de travão”, disse Gerhard Pfeifer, diretor-geral da Buderus Guss. “Tendo em conta o debate sobre a poluição de partículas em diversos países e cidades em todo o mundo, essa solução é um ponto de viragem” – principalmente se tivermos em conta que os discos de travão serão necessários nos carros nas próximas décadas e os volumes de produção continuam a subir. Só para carros, a procura por discos de travão de ficou nas 330 milhões de unidades em 2016.

Sem marcas de corte nem ferrugem

Outro argumento a favor do iDisc são as suas muitas qualidades positivas: além da redução dramática no pó da travagem, o revestimento em tungsténio garante uma maior segurança de operação. O desempenho da travagem é semelhante ao do travão de cerâmica, especialmente quanto ao enfraquecimento, visto que é conhecida a redução na energia para parar o carro após diversas manobras de travagem. Tal como um disco de travão de cerâmica, o iDisc é altamente estável e perde muito pouco desempenho ao nível da desaceleração. O desgaste também é reduzido de forma significativa. Dependendo da força do revestimento em tungsténio, o iDisc tem o dobro da vida útil de um disco de travão normal. Não há marcas de corte no anel de fricção nem corrosão – uma grande vantagem, especialmente em carros eléctricos. Porque conseguem recuperar energia de travagem num processo conhecido como recuperação, os carros elétricos colocam menos pressão nos travões e lutam, assim, contra a formação de ferrugem nos anéis de fricção. O decréscimo temporário na resposta durante a travagem associada a este processo não ocorre com o iDisc.

Jantes sujas são uma coisa do passado

Os fãs das jantes vão adorar o iDisc. O revestimento em carbureto, brilhante, do disco de travão torna-o irresistível aos olhos de qualquer um. Resistente ao desgaste e livre de corrosão, mantém-se belo mesmo depois de anos de uso, tornando-o o par perfeito para quem utiliza jantes abertas. E o melhor? A redução em 90% do pó da travagem com o iDisc elimina a necessidade de limpar regularmente as jantes com produtos de limpeza agressivos.

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