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Dossier Pneus: Cristian Mestres, Pirelli – “Pensamos sempre em produtos que acompanharão a nossa atividade e a dos nossos clientes no futuro”

22 Agosto, 2017
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Cristian Mestres, do departamento de Comunicação da Pirelli, faz uma análise do mercado de pneus para pesados e revela as últimas novidades da marca neste setor.

Que análise faz do mercado de pneus para veículos pesados (camiões e autocarros)?

O mercado total de pneus estará, segundo os nossos dados, próximo das 1.448.000 unidades com um número no que a marcas de importação se refere de 488.000 unidades, aproximadamente. A previsão para este este ano faz-nos crer que o crescimento será moderado, deixando de lado os dois valores dos anos precedentes e mantendo uma tendência positiva de maneira estável. Embora haja variáveis favoráveis que indicam que estamos no caminho do crescimento, estimamos que a recuperação dos valores alcançados em 2007 não acontecerá até dentro de cinco anos. O arranque mais fraco e negativo dos registos de matrículas, -5% em comparação com o ano anterior, refletir-se-á de maneira positiva no mercado de reposição do mesmo modo que o impacto sofrido, e por sofrer durante o ano, pelas marcas de importação, devido aos fortes aumentos dos custos das matérias primas, fazem com que estas não sejam tão competitivas e que os diferenciais perante segundas marcas se encurtem canalizando as vendas para as marcas europeias, mas tudo isto, como referimos, a um ritmo bastante mais lento e controlado.

PirelliAlém de ajudar a reduzir o consumo de combustível, que outras vantagens oferecem os pneus modernos de camiões para frotas?

Além de reduzir o consumo de combustível devido à baixa resistência à rodagem, os nossos pneus oferecem as seguintes vantagens:

Qualidade: Aderência em piso molhado e em condições de inverno críticas. Além disso, segundo a referência europeia de qualificação de resistência à rodagem em comparação com a principal concorrência, a Pirelli é sinónimo de uma longa e segura vida dos pneus.

Rendimento: Para tal, cada produto cumpre com os princípios gerais de qualidade, eficaz para todos os pneus Pirelli do mundo.

Alta quilometragem: Quilometragem melhorada e uma primeira vida do pneu mais longa.

Eficiência energética: Devido à baixa resistência da rodagem, com redução do consumo de combustível e das emissões de CO2.

Redução das emissões de som: Menor emissão de ruído e alto conforto acústico.

Resistência e segurança: Máxima resistência da estrutura e do design da banda de rodagem a impactos e cortes.

Recauchutabilidade: Maior vida da estrutura devido ao composto otimizado e à preocupação com o meio ambiente ao reutilizá-la para uma segunda vida.

Que conselho dá a um gestor de frota no momento de comprar pneus novos para uma frota?

A proposta da gama Serie:01 da Pirelli vem sempre associada a um produto de máxima qualidade que garante um bom TCO (Custo Total Operativo) para a frota. O preço é uma variável a ter em conta, mas na marca velamos fundamentalmente por uma solução completa de valor onde o serviço e a manutenção dos pneus vêm acompanhados por uma marca Premium como a Pirelli, contribuindo desta forma para a minimização das imobilizações dos veículos (reduzindo os tempos de inatividade), diminuindo o consumo de combustível e, portanto, ajudando com todas estas variantes a produtividade da frota.

Que características e funcionalidade terá o pneu para camiões do futuro?

Na Pirelli a Inovação supõe cerca de 3% dos lucros dos pneus. Os investimentos em I+D encontram-se nos mais elevados do setor e, portanto, pensamos sempre em produtos que acompanharão a nossa atividade e a dos nossos clientes no futuro. Isto supõe um árduo trabalho na melhoria dos pneus, considerando sempre o seu menor impacto no meio ambiente e na possibilidade de extrair destes uma maior informação graças a novos meios de conectividade com os pneus.

PirelliQuais são as gamas que vendem para veículos industriais (camiões e autocarros)?

A nossa proposta de produto destinado a veículos industriais é liderada pela nossa gama de referência premium Pirelli, com a qual oferecemos um produto de alta qualidade destacando a Serie:01 que emprega a última geração da tecnologia SATT e oferece uma melhoria nas prestações em tudo no que concerne ao impacto com o meio ambiente, quilometragem e custos de manutenção.Quanto ao que diz respeito à segunda marca temos a Formula, onde se combina os melhores avanços tecnológicos da produção Pirelli com uma magnífica relação qualidade/preço.

Qual é a vossa última novidade (e as suas principais características) a nível de pneus para veículos pesados (camiões e autocarros)?

Atualmente o nosso produto mais recente é a nova gama R:01 Triatlhon, o pneu mais versátil e polivalente que cobre todas as necessidades dos nossos clientes para trajetos regionais e de longa distância, e que trabalha de forma excelente em superfícies molhadas e com neve graças ao piso de rodagem M+S e 3PMSF.De momento temos disponíveis para direção e tração em 295/80, 315/70 e 315/80 R22.5 e para reboques em 385/65 R22.5. Durante o segundo semestre do ano esta gama será complementada com a integração das medidas de jante 17.5 e 19.5.

Qual é o programa de gestão de frotas (pneus) para veículos pesados (camiões e autocarros)?

Principais aspetos deste programa e quais são as ferramentas utilizadas para apoiar as frotas?A gama Serie:01 inclui não só pneus, como também uma série de serviços e ferramentas dedicada a frotas e desenvolvidas pela Pirelli para permitir uma maior eficiência nos custos, uma fácil manutenção e gestão dos pneus, reduzindo o consumo de combustível. Entre estes encontramos a aplicação de software Fleet Check, que oferece a gestão direta dos pneus de frota através da medição da pressão e a profundidade das ranhuras da banda de rodagem. As suas principais características são: Captação de dados e informação in-situ; Captação de dados com tablet + banda de rodagem/pressão (opcional); Base de dados central (conversível para Excel para a sua análise); Interação com CRM/SFA para dados básico de frota; Múltiplos idiomas; Acessível também para utilizadores externos. Os resultados obtidos são transmitidos para a base de dados da frota, permitindo assim a preparação da informação sobre o estado dos pneus, a quilometragem, a análise CPK e sugestões quanto ao correto uso dos pneus Pirelli.

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