Em entrevista, Ludgero Pinheiro, Product Manager da Bridgestone, analisa o mercado de pneus para veículos pesados e algumas características dos produtos disponibilizados pela marca.
Que análise faz do mercado de pneus para veículos pesados (Camiões e autocarros)?
O mercado português de pneus para camiões e autocarros ainda não recuperou totalmente dos efeitos da crise por que passámos (e , de certo modo, ainda estamos a passar). Em 2016, o número total do Europool, regista vendas de 191.803 unidades, um crescimento de 4,5% face ao ano anterior. Só para se ter uma ideia, o mercado em 2007 era de 210.298 unidades. Estamos a falar de uma diminuição de 18.495 pneu, ou seja, menos 8,8%! Este ano, os números até Maio, mostram um total de cerca de 82.000 unidades, um crescimento de 11,6% face ao mesmo período de 2016. Contudo, as exportações de pneus de um e de outro período “baralham” as contas e é difícil saber que crescimento é que de facto houve no mercado doméstico. Por últimos, de referir, que o segmento “Premuim” representa cerca de 72% das vendas tendo crescido 15,1% relativamente a 2016, ganhando assim peso no mercado total, o que nos revela que os gestores das frotas nacionais sabem distinguir entre os “pneus baratos” e aqueles que efectivamente acrescentam valor às suas frotas, quer por serem seguros e fiáveis, quer por terem um custo total de operação mais baixo.
Para além de ajudar na redução do consumo de combustível, que outras vantagens trazem os modernos pneus de pesados para as frotas?
Todos os principais fabricantes de pneus têm procurado conceber pneus que “poupem combustível, apesar de isso se poder traduzir numa menor quilometragem.
Há que fazer uma análise para ver se o que se gasta a mais, dada a menor quilometragem, é compensado pelo menor consumo de combustível.
No caso da Bridgestone, cremos que isso é verdade. O verdadeiro valor que se cria junto das frotas é quando estas se consciencializam que a Bridgestone e os seus Agentes, são um parceiro na sua actividade, uns especialistas no segmento de pneus e consultores valiosos, que com uma colaboração estreita, contribuem decisivamente para baixar os custos das frotas com pneus e minimizar os tempos de paragem dos camiões por problemas eles relacionados (furos, etc).
Que conselhos dá a um gestor de frota no momento da aquisição de pneus novos para uma frota?
O ditado ” O barato sai caro” é a melhor frase que ilustra a maneira correcta de pensar. Façam um juízo integral do valor do pneu, não apenas pelo preço inicial de aquisição, mas também pela quilometragem, pela qualidade da carcaça e o que isso implica em termos de recauchutabilidade, pelo que a marca e os seus Agentes podem representar em termos de parceria e consultoria, numa procura constante de melhorar processos e minimizar custos.
Que características e funcionalidades terá o pneu para pesados no futuro?
As características dos pneus do futuro, dependem, em larga medida, da evolução que a sociedade como um todo terá, nos tempos mais próximos e não tão próximos.
As preocupações ambientais estão na ordem do dia; a segurança sempre foi e será uma nossa prioridade. As entregas nas grandes cidades poderão ser feitas por viaturas mais pequenas, pelo que também os pneus poderão acompanhar essa redução de dimensão. Mas o futuro é cheio de incertezas e, por vezes, um “rasgo de génio”, duma mente brilhante pode mudar radicalmente aquilo que antevemos para o futuro.
Qual ou quais as marcas que comercializam para veículos pesados (Camiões e autocarros)?
A Bridgestone comercializa as marcas Bridgestone, Firestone e Dayton, cobrindo assim os segmentos premium, quality e budget.
Qual a mais recente novidade de produto (e suas características principais) ao nível de pneus para veículos pesados (Camiões e autocarros)?
Das nossas mais recentes novidades em termos de produto, destaco os novos pneus On/Off da marca Bridgestone ( M-Steer 001, M-Drive 001 e M-Trailer 001) e o novo pneu de autocarro urbano da marca Firestone FS492, este na medida 275/70R22.5, uma estreia absoluta neste segmento para esta marca.
Os pneus On/ Off estão actualmente disponíveis nas seguintes medidas:
M-Steer 001 e M-Drive 001
13R22.5
295/80R22.5
315/80R22.5
M-Trailer 001
385/65R22.5
Como principais características, destacamos:
· Excelente quilometragem
· Custos de operação reduzidos
· Grande durabilidade e vida útil
· Excelente carcaça para recauchutar
Relativamente ao pneu de autocarro urbano da Firestone, salientamos:
· Pneu que oferece uma condução confortável para o condutor e seguro para quem viaja.
· Excelente quilometragem
· Carcaça robusta para um elevado índice de recauchutabilidade
· Parede lateral reforçada para protecção contra os normais frequentes “encostos” nos passeios
Como se chama o programa de gestão de frotas (de pneus) para veículos pesados (Camiões e autocarros)? Aspetos principais desse programa e quais são as ferramentas que utiliza para apoiar as frotas?
O nosso programa de Gestão de Frotas (Pneus), chama-se Total Tyre Care.