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Repintura

Dossier – Repintura: Qualidade em primeiro lugar

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O nível de qualidade dos sistemas de repintura de veículos pesados está tão avançado como o de ligeiros. Porquê então privilegiar o preço quando se pode obter mais rentabilidade com outros produtos?

{ TEXTO HUGO JORGE }

O mercado de repintura de pesados é dinâmico e com alguma representatividade no país. A REVISTA PÓS-VENDA PESADOS identificou 18 marcas (nem todas responderam a este trabalho…) a operar de uma forma consistente, o que mostra bem quanto vale esta área de negócio. A oferta é vasta. Praticamente todas as marcas de repintura de automóveis ligeiros disponibilizam gamas para veículos comerciais. E, noutro lado, no setor industrial, há também fabricantes preocupados com este setor.

Para as marcas, aquilo que os atrai são os volumes. “O mercado das tintas para pesados em Portugal é um mercado apetecível a todos os players, desde logo pelo consumo associado à pintura de um veículo das dimensões de um pesado”, diz Alberto Pedrosa, da Profix. E, da parte da Standox, Luís Alves também o classifica como um “mercado interessante” pelos tais volumes envolvidos. Mas acrescenta um detalhe que parece ser marcante nesta área. “O mercado de tintas exige uma boa relação qualidade/preço”, diz. Uma das questões que os frotistas têm deixado à REVISTA PÓS-VENDA PESADOS nas reportagens no terreno que tem realizado é que a preferência vai para tintas de baixo custo, dado que os camiões, adquiridos para trabalho, não exigem mais.

Alberto Pedrosa comprova esta forma de atuar. “A questão dos custos não é bem observada pelos clientes e isso por vezes provoca algum desinteresse por parte do fornecedor”, diz o responsável da Profix.

QUALIDADE OU PREÇO?

A qualidade do produto será, então, importante? “A pintura de um veículo pesado está habitualmente sujeita a maiores pressões do ponto de vista de resistência do que um veículo ligeiro”, diz Fernando Soares, da Axalta. Seja pelos serviços a que está sujeito ou pelos ambientes em que tem que se movimentar, como ambientes industriais, o desgaste é maior. E a aparência com que o camião circula também deve ser considerada. “Outro aspeto a ter em conta é que o veículo comercial é um dos suportes à imagem da empresa a que está associado”, diz o responsável da Axalta. “Logo, a pintura deverá estar impecável para que a imagem da empresa não sofra algum dano”, acrescenta. Ou seja, na opinião de Fernando Soares, a exigência da repintura é exatamente do mesmo nível ou mais elevada. “Muitas vezes o que acontece é que, por desconhecimento ou por questões relacionadas com a imobilização dos veículos, se aplicam produtos não adequados ou se saltam algumas fases do processo de pintura”, diz.

Luís Alves, da Standox, confirma que opções deste tipo acontecem por vezes, mas há vários frotistas e empresas de turismo que pedem materiais de elevada qualidade. No entanto, a pressão nos preços está sempre em cima da mesa. “Infelizmente o sector olha para a questão dos custos como a razão principal e desde logo a falta de exigência advém disso mesmo”, diz Alberto Pedrosa. “Ou seja, preferem aplicar produtos de inferior qualidade”. No entanto, este responsável deixa algumas sugestões. “Os proprietários dos veículos pesados deveriam ter em conta que produtos de qualidade superior não só protegem mais como têm maior durabilidade ao longo da vida dos veículos”, diz. “Por isso, deveriam ser mais exigentes, mas muitos pensam que por se tratar de um veículo de trabalho há que reduzir custos. De alguma forma sou forçado a concordar em parte com esta forma de pensar, mas existem no mercado marcas com excelente qualidade e a preços muito competitivos… Há que as procurar…”

PRODUTIVIDADE

As marcas estão então prontas para dar aquilo que os clientes precisam. Mas, em vez de pensarem, no custo da tinta, preferem olhar para a produtividade. “Tal como no mercado de repintura de veículos ligeiros, a produtividade está subjacente a todas as inovações de produto atuais”, diz Fernando Soares, da Axalta. Alberto Pedrosa diz mesmo que há uma ideia errada de que para os veículos pesados se usam produtos de qualidade inferior aos usados nos veículos ligeiros. “As marcas de tintas têm nas suas gamas produtos dedicados a este sector de excelente qualidade, tanto que desenvolvem tecnologias para que as tintas tenham maior durabilidade e resistência”.

“Desde a aceleração de processos de aplicação tais como sistemas molhados sobre molhado ou espessuras de película por demão mais elevadas, até à maior rapidez de secagem”, diz Fernando Soares, “o foco está muito apontado à melhoria de produtividade”. E que, “naturalmente num mercado muito exigente do ponto de vista da robustez do sistema de pintura aplicado, são colocados em posição de destaque objetivos de desenvolvimento mais técnicos”.

Repintura

QUESTÕES

1- Designação da gama de produtos (tintas) para veículos pesados?
2- Qual foi a mais recente novidade de produto introduzida ao nível da vossa marca de tintas para veículos pesados?
3- Que novidades vão lançar ou introduzir na gama, no futuro próximo, ao nível da vossa marca de tintas para veículos pesados?
4– Que serviços e meios estão associados à comercialização da vossa marca de tintas: informação técnica, formação, sites técnicos, etc?

RepinturaSPIES HECKER

Fernando Soares – Product Leader
Fernando.soares@axaltacs.com
www.axaltacoatingsystems.com
21 926 60 00

1 – A Spies Hecker tem uma linha de produtos específica para veículos pesados: Permafleet. Os produtos Permafleet foram concebidos para dar a melhor resposta às diferentes funções, dimensões e formas que os veículos pesados apresentam. No desenvolvimento desta linha, foi também tido em conta que as paralisações dos veículos pesados para reparações são um custo para as empresas, pela não operacionalidade.
2- O Permafleet Verniz HS 8330 foi a mais recente introdução na linha de produtos. É um verniz de elevado teor em sólidos com muito boa estabilidade vertical e, em condições especiais de preparação, proporciona boas propriedades anti-graffiti.
3- Tal como no mercado de repintura de veículos ligeiros, a produtividade está subjacente a todos os desenvolvimentos presentes e futuros. Sem levantar o véu, podemos no entanto referir que a redução dos tempos de processo são o objetivo em todos os novos produtos.
4– O site da Spies Hecker tem um apartado dedicado apenas a veículos pesados/comerciais. Disponibilizamos desde informação de sistemas de pintura – do de mais elevado desempenho, Hi-class, ao mais económico – até às fichas técnicas e fichas de dados de segurança dos produtos. Outra característica muito importante é a disponibilização de mais de 16 mil fórmulas de cor associadas a veículos pesados/comerciais.

Esta mais-valia advém do contacto estreito com os principais fabricantes de veículos comerciais/pesados e com as mais importantes frotas de veículos comerciais. No nosso Centro de Treino localizado em Mem Martins, Sintra, facilitamos cursos de formação cujo tema são os veículos comerciais/pesados.

RepinturaSTANDOX

Luís Alves – Gestor RA
luis.alves@robbialac.pt
www.standox.com
966050535

1 – É a gama Standofleet.
2 – Verniz HS Plus com uma versão com propriedades antigrafitti.
3- Neste momento não estão previstos novos produtos mas alguns upgrades de produtos já existentes
4– Dispomos de Centro de Formação em S João da Talha-Loures totalmente equipado para a realização de cursos teóricos e práticos assim como a possibilidade e disponibilidade de realização de cursos on-job. Dispomos de 2 técnicos sendo um deles também formador assim como 5 comerciais com conhecimentos técnicos com abrangência nacional. A informação técnica pode ser obtida através do sitewww.tintasrobbialac.pt com link para www.standox.com.

RepinturaBASF – GLASURIT
Victor Guerra Videira – Managing Director
Victor.guerra-videira@basf.com
219499960

1- A Glasurit, com a Série 68, sublinha mais uma vez a sua posição de líder de mercado em relação às tecnologias inovadoras. A Série 68 tem um papel absolutamente pioneiro no sector dos comerciais tanto no que se refere à pintura original como à repintura – e indiferentemente de se tratar de carroçarias, contentores, chassis ou autocarros. Série 68 é a linha da Glasurit especialmente criada para veículos comerciais. É um sistema VOC de alta produtividade que permite economizar tempo e dinheiro, tornando-se a melhor escolha para o veículo comercial. As experiências que a prática nos ensinou mostram que são precisos processos e produtos específicos para a pintura de veículos comerciais. O nosso sistema Glasurit RATIO Truck foi adequado a estas necessidades especiais. Altos sólidos ou tintas de acabamento à base de água – o sistema Glasurit RATIO Truck trabalha de forma simples, rápida e muito eficaz. Os melhores resultados juntamente com uma elevada rentabilidade! Com o manual do sistema Glasurit RATIO Truck tem à sua disposição uma ferramenta ideal para o trabalho no dia-a-dia. Realizar uma pintura com apenas 1,5 demãos! – Com isso, a Série 68 ultrapassa tudo o que o mercado até agora conheceu em eficiência, rentabilidade e segurança de processos. Ao utilizar a Série 68 não só se consegue uma elevada economia de tempo e de material, mas obtêm-se resultados extremamente brillhantes.

2- A Glasurit oferece como novidade os “pacotes de fábrica” uma nova gama de cores RAL distribuídas diretamente pela fábrica “prontas a usar”; isto é: já contêm 30% da resina de mistura e 70% do básico, pelo que uma vez distribuídas podem ser aplicadas.

3- A Glasurit vai continuar a investir no setor de veículos comerciais através de inovações inseridas no conceito RATIO Truck System, oferecendo soluções integradas para os diferentes tipos de veículos comerciais.

4– A Glasurit, oferece as mesmas soluções para veículos industriais como de passageiros – uma ampla gama de formação específica e serviços de consultoria que ajudam o cliente a encontrar a solução que melhor se adapta às suas necessidades específicas. Formação a nível superior no Centro de Treino. Para a Glasurit é de vital importância que os seminários de formação tenham em consideração o nível de conhecimento do pintor. É por isso que desenvolvemos um programa de formação que está ajustado ao conhecimento individual do pintor. Assim, oferecemos seminários sob medida em três diferentes níveis: Introdução, Avançado, Expert Seminars – Uma estrutura modular que permitirá enviar o pessoal aos seminários adequados à formação actual de cada profissional.

RepinturaBASF – R-M

Victor Guerra Videira – Managing Director
Victor.guerra-videira@basf.com
219499960

1- GRAPHITE HD – GRAPHITE HD nasce da procura/necessidade da industria de transprtes rodoviários onde os custos de produtividade e materiais são factores económicos vitais. A R-M desenvolveu uma série específica para este sector através da qual se garantem tempos de aplicação mais curtos, um produto altamente concentrado criado através da mais avançada tecnologia de pigmentos sendo suficiente a aplicação de uma demão e meia graças ao poder de cobertura e enchimento e poupança de 25% no tempo de secagem em comparação com uma série convencional de pinturas. O GRAPHITE HD pode ajudar a aumentar significativamente a produtividade da sua oficina enquanto lhe oferece as seguintes vantagens:
– Tempos de aplicação mais rápidos;
– Produto altamente concentrado que beneficia dos mais recentes avanços na tecnologia de pigmentos;
– Maior poder de cobertura e espessura;
– Tempos de secagem mais curtos comparativamente com os materiais convencionais.
Os produtos de alta qualidade GRAPHITE HD asseguram uma aplicação rápida, fácil e podem ajudar a aumentar a produtividade da sua oficina.
Uma linha de produtos completa…que vai ao encontro de todas as suas necessidades
O GRAPHITE HD é mais do que uma simples linha de tintas; é um sistema de pintura completo:
– O portfólio de primários (epóxi, PU, fosfatante, etc.) oferece soluções para todos os tipos de trabalhos de pintura.
– As tintas para chassis (na cor desejada) podem ser aplicadas diretamente a todos os tipos de substratos de aço sem aplicar previamente um primário.
– A linha de pintura também inclui produtos inovadores como, por exemplo, o GRAPHITE HD DECO A, um aditivo que permite aplicar elementos decorativos (faixas, letreiros, etc.) em tempo recorde.
– O Guia de Cores do GRAPHITE HD ajuda os pintores a conseguir rapidamente a cor certa!

2- Multifiller Primer P 5520 – primário aparelho húmido sobre húmido para todos os tipos de substrato. É ideal para os acabamentos mais sofisticados, incluindo aço, aço inoxidável e aço galvanizado e plástico, e oferece excelente proteção contra corrosão. Cor branco RAL 9010. máximo de 72 horas repintura a um máximo de 20ºC.

3- A R-M vai continuar a trabalhar para oferecer as melhores soluções para a indústria de veículos comerciais através da gama de produtos GRAPHITE HD.

4 – A R-M oferece através do seu departamento técnico a possibilidade de formação específica para o veículo industrial. A filosofia da R-M é garantir o aumento da rentabilidade das empresas dos nossos clientes. A R-M oferece aos seus clientes uma flexibilidade significativa para satisfazer as suas necessidades de formação em repintura de veículos Comerciais, proporcionando soluções inovadoras e sustentáveis, e aumentando o nível de eficiência e rentabilidade dos seus negócios.

RepinturaPROFIX

Alberto Pedrosa – Gerente
info@catalgaia.com
www.catalgaia.com
91 497 69 53

1 – Tinta Acrílica- ACRYL CP88 PREMIUM 2K.

2- Introduzimos um novo produto que converte as tintas de base fosca em tintas de brilho directo; o que permite aos clientes aplicarem cores metalizadas sem a aplicação de verniz.

3- Iremos introduzir na nossa gama de produtos um primário isolante que irá permitir aos clientes mudar de cor ao veículo sem que seja necessário lixar o acabamento original. Com este processo o cliente terá maior produtividade, já que não gasta tempo na Lixagem bem como não gasta lixas.

4– Temos em permanência e ao dispor dos clientes um serviço técnico que para além de informação, presta formação técnica “On Job”. Além disso colocamos sempre ao dispor do profissional/cliente, documentação técnica para que se possa socorrer sempre que necessário.

RepinturaAKZO NOBEL

Nuno Tomé – Sales Manager PT
Nuno.Andrade@akzonobel.com
www.akzonobel.com
961 036 072

1 – Na AkzoNobel temos uma gama completa de produtos para os veículos pesados, e claro, é também, sem dúvida, uma das nossas grandes apostas no sentido de fornecer aos nossos parceiros de negócio as melhores soluções tendo sempre em consideração as suas necessidades. Sendo que para tal, a formação e a inovação tecnológica são pilares que para nós são essenciais e que visam uma procura e uma partilha continua de novas soluções e inovações que nos permitem depois fornecer as melhores soluções aos nossos parceiros. E claro, a gama Autocoat BT reflecte precisamente tudo isto.
2-As novidades ao nivel de produtos são uma constante na AkzoNobel. Algo que reflecte de forma natural a nossa forte aposta na inovação, pelo que não gostaria de salientar aqui um produto em concreto, mas gostaria de lançar, de qualquer forma, o desafio aos leitores para que nos procurem no sentido de saber mais sobre as contantes novidades que vamos lançando. E claro, deixamos desde já, também a informação que teremos mais novidades para breve.
3- Não podemos divulgar já essa informação, no entanto brevemente teremos mais novidades. Algo que de forma natural reflete a nossa abordagem ao mercado.
4- É uma excelente pergunta, pois os nossos parceiros sabem que aquilo que fornecemos não é só uma gama de produtos de elevada qualidade, mas também um conjunto de soluções ao nível da formação e da assistência técnica, no fundo ao nível de um conjunto de serviços de valor acrescentado que contribuem, claramente, para a satisfação dos nossos parceiros de negócio. E claro, que se assumem com um fator de diferenciação para futuros parceiros.

QUE OPORTUNIDADES EXISTEM?

Duas das marcas a quem a Revista Pós-Venda Pesados pediu para participar neste trabalho, aceitaram falar sobre as oportunidades que vêm no futuro da repintura para pesados.

Luís Alves (Standox)
Várias oficinas vão-se modernizando com a instalação de zonas adequadas para a pintura (cabines e zonas de preparação) exigindo um nível de qualidade que se aproxima dos veículos ligeiros e aumentado o espaço para as marcas com maior desenvolvimento tecnológico e no segmento premium.

Alberto Pedrosa (Profix)
No nosso caso, as oportunidades são muitas. Pela experiência que temos tido neste sector, os clientes estão bastante satisfeitos. A nosso ver, temos algumas mais-valias para oferecer a este sector, entre elas a garantia de 10 anos sobre o processo de pintura.

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