Ver todas

Back

Formação online: “Tentámos aproximar o formato online ao formato presencial”, Pedro Rodrigues, BASF

28 Agosto, 2020
1312 Visualizações

As formações realizadas pela R-M focam quatro áreas: orçamentação, gestão KPI’s, produtos e processos de pintura, ferramentas de gestão de tintas e identificação de cor.

Pedro Rodrigues, coordenador comercial da BASF, indica que não há uma das áreas que se tenha destacado das restantes em termos de solicitações dos clientes, “pois um dos objetivos lançados à partida desta iniciativa era o envolvimento de todos os departamentos das oficinas: pintores, gestores APV, recepcionistas, donos de oficinas. A heterogeneidade do público alvo resultou num leque alargado de participantes em todas as formações”. Antes da pandemia não era ainda utilizada a formação online, pela possibilidade de realização de acções presenciais.

“O nosso foco sempre foi a presença próxima dos parceiros, realizando diferentes abordagens ao nível formativo: presencial, fosse com actividades em sala ou formação on job. Tentámos aproximar o formato online ao formato presencial, adaptando o necessário, começando pela escolha de uma plataforma segura de reuniões online e que permitisse alguma interação (no caso webex). Não quisemos consolidar apresentações e disponibilizá-las para consulta ad-hoc, mas sim suportar o processo em apresentações presenciais, apoiadas em conteúdos sistematizados em ficheiros PowerPoint e recorrendo sempre que possível à utilização das ferramentas e software dedicado da marca para exemplificação e demonstração dos conteúdos em discussão, permitindo a colocação de dúvidas e questões e seu esclarecimento no momento adequado”.

Quais as vantagens deste tipo de formação?
“A principal vantagem será a possibilidade de realização de acções de formação sem necessidade de deslocação, resultando numa maior disponibilidade por parte dos clientes. Aliado, claro, à conveniência, pois é possível a partilha de conteúdos à distância de um clique”.

Qual a importância, no contexto atual de pandemia, da realização de ações de formação online?
“As acções de formação possibilitam aprendizagem de conceitos, ferramentas, métodos e processos que reforçam as capacidades de trabalho dos diferentes interlocutores; permite que os diferentes elementos se continuem a relacionar e reforça as relações pessoais e profissionais”.

Mais informações em www.rmpaint.com/pt/color-universe

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 57 de junho de 2020. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE