Flávio Menino, Diretor de Marketing & Comunicação do Grupo Autozitânia, fala sobre os desafios enfrentados pelo grupo em 2024, e revela a estratégia que tem vindo a ser implementada em 2025.
Quais foram os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os ultrapassaram?
O ano de 2024 foi desafiante para todo o setor aftermarket automóvel, nacional e internacional, e o Grupo Autozitânia não foi exceção. Enfrentámos grandes desafios com obstáculos muito significativos, onde podemos destacar alguns dos que consideramos principais. O desafio de desenvolver e crescer de forma orgânica e sustentável foi um dos nossos principais focos, tendo sido sempre uma prioridade para o Grupo Autozitânia. Procurámos aumentar a proximidade com os nossos clientes, expandir a nossa rede de parceiros e continuar a apostar no serviço de excelência, a todos os níveis do negócio. Outro dos principais fatores críticos foi a crescente concorrência de grandes grupos nacionais e internacionais, com desafio cada vez maior e mais exigente necessidade de nos diferenciarmos. Procuramos continuar a marcar essa diferenciação através do nosso serviço logístico de excelência, em qualidade das marcas que oferecemos e apoio técnico e profissional especializado. Em 2024 considerámos também um grande desafio a crescente pressão sobre a margem de negócio, que tem vindo a registar-se não só a nível nacional mas também internacional, e que é uma realidade constante no nosso setor. Para enfrentar este desafio foi fundamental continuar a implementar medidas, que fomentam a otimização de custos e o aumento da eficiência e da produtividade. A digitalização tem desempenhado um papel decisivo neste campo, em todas as áreas funcionais do Grupo Autozitânia.
Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?
O ano de 2024 foi muito desafiante e extremamente positivo para o Grupo Autozitânia, conseguindo crescer o nosso volume de negócios, de forma orgânica e sustentável. Conseguimos manter a nossa estratégia de consolidação no mercado, fortalecendo a nossa marca e cumprindo os objetivos estratégicos a que nos propusemos. Como referido anteriormente, expandimos as nossas parcerias e focámo-nos num dos nossos principais fatores diferenciadores: a excelência no serviço. Simultaneamente, aumentámos a nossa oferta de marcas de qualidade premium e os serviços de suporte técnico profissional à disposição dos nossos parceiros.
Quais as tendências no aftermarket que irão determinar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra,…)?
Todas as tendências referidas na questão vão influenciar de forma significativa a nossa atividade durante este ano. Como referido anteriormente, a digitalização tem sido uma tendência muito importante para o Grupo Autozitânia. Esperamos continuar a investir e a acelerar a digitalização no nosso grupo a uma velocidade considerável, para estarmos na vanguarda nacional, numa tendência que no setor automóvel cada vez mais tecnológico regista uma velocidade vertiginosa e tem um impacto muito significativo. Outra tendência transformadora e com elevado impacto, é indiscutivelmente a eletrificação do parque automóvel, que influencia de forma muito significativa a nossa atividade em 2025. Neste campo, esperamos continuar a crescer na nossa oferta, não só a nível de produtos, mas fundamentalmente a nível de serviços e formação. Desenvolvemos programas de formação especializada nesta área, de forma a capacitar os profissionais do nosso setor para trabalharem nestas novas tecnologias, dotando-os de competências fundamentais para o desenvolvimento da sua atividade. A sustentabilidade é outra tendência com impacto na nossa atividade, com a qual temos um compromisso estratégico. Queremos continuar a crescer, mas sempre de forma sustentável e conscientes da importância de proteger o meio ambiente, assumindo um sentido de responsabilidade neste campo. Por fim, consideramos a falta de mão-de-obra qualificada uma tendência preocupante e um desafio, que claramente tem impacto na nossa atividade, sendo generalizado no nosso setor. É necessário um investimento na formação de profissionais qualificados, e neste campo tentamos contribuir para a solução, desenvolvendo programas de formação especializada, não só para profissionais no ativo através da nossa AD Formação, como para jovens entrarem de forma qualificada no nosso setor, através do nosso programa de parcerias no ensino AD Academia.
Que estratégias planeiam implementar este ano, para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?
O Grupo Autozitânia continuará a implementar estratégias que permitam a consolidação da sua posição no mercado e o crescimento do seu negócio de forma sustentada, entregando valor para todos os seus parceiros. Continuaremos a abordar o negócio de forma global, com foco na diferenciação e na oferta de soluções que vão ao encontro das reais necessidades dos nossos clientes, em cada momento. Procuramos dotar os nossos clientes de soluções, ferramentas, apoio técnico, formação e serviços que lhes permitam melhorar a sua operação e fazer crescer o seu negócio de forma sustentada. Pretendemos continuar a ser um Parceiro Global, para cada um dos nossos clientes. Iremos também continuar a investir em dois dos nossos principais fatores diferenciadores: o serviço logístico e a formação profissional qualificada. Estes pilares continuam a ser inabaláveis para nós, integrando a nossa estratégia no mercado, pelo que vamos continuar a investir nestas áreas como forma de entregar valor e mais valias fundamentais aos nossos parceiros. Com a implementação destas estratégias, acreditamos que nós e os nossos parceiros, estraremos mais preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades, competindo num mercado em constante evolução.