Antecipar as necessidades do mercado sempre foi a estratégia da Electro Picotense que, como o nome indica, sempre se especializou na componente das reparações elétricas. Porém, hoje é uma oficina de serviço global até para os veículos elétricos.
Os 33 anos que leva de mercado automóvel não são por si só o garante de nada, mas para a Electro Picotense revelam muito sobre a forma como a empresa sempre soube estar no mercado. Esta longevidade revelada pela empresa liderada por Eduardo Leal está sobretudo assente numa importante premissa que tolda toda a história da empresa. Pelas palavras do seu gerente “antecipar as necessidades dos seus clientes” sempre foi a premissa certa para o sucesso, sendo essa a forma como esta oficina, que se encontra no Picoto e não propriamente em Leiria, conseguiu crescer sustentadamente e afirmar os seus serviços fidelizando os seus clientes e propondo-lhes cada vez mais e melhores serviços técnicos.
De 1991 até 2003 a empresa teve sempre o seu foco nas reparações elétricas, que eram como a grande “especialidade da casa”, mas a qualidade do serviço efetuado e a “pressão” de clientes cada vez mais fiéis à oficina levaram a que a Electro Picotense apostasse num maior leque de serviços, passando a fazer também reparações e manutenções mecânicas. Outra diferenciação da oficina do Picoto é que o seu conhecimento técnico não ficava apenas nos veículos ligeiros, mas proponha também soluções técnicas para clientes na área dos veículos pesados. “Sem nunca perder a nossa verdadeira especialização na parte elétrica, foi muito importante podermos evoluir para os serviços de mecânica disponibilizando ao cliente um leque muito mais alargado de serviço. Foi uma forma de angariar mais clientes e mais serviço, o que levou ao crescimento da oficina”, revela Eduardo Leal.
Redes
Um dos fatores muito importantes no crescimento da Electro Picotense foi a adesão à rede Checkstar, promovida pela Magnetti Marelli, desde a sua criação em Portugal. Diz Eduardo Leal que a entrada para este conceito oficinal foi muito importante a diversos níveis: “Não só porque a adesão a esta rede nos permitia evoluir o nosso nível de serviço, mas também porque desde os finais dos anos 90 que entendíamos que trabalhar em rede era a melhor forma de podermos crescer”. Mais uma vez a Electro Picotense antecipava o que viria a ser uma tendência no mercado, a adesão a uma rede oficinal, que nunca mais largou, mesmo depois da transição do antigo promotor da rede (Stand Asla) para a atual (Bombóleo).
“Um dos pontos fortes desta rede, que ainda hoje se mantém, foi sempre a aposta na formação técnica, que para nós também foi sempre muito importante. Se queremos evoluir como oficina e estar à frente das tendências, temos que apostar sempre muito na formação e isso para nós sempre foi um dos aspetos principais que nos fez crescer continuamente”, revela o gerente da Electro Picotense. Aliás, o atual promotor da rede tem feito, segundo Eduardo Leal, um “excelente trabalho ao nível da formação e do apoio técnico que nos podem dar através do call center. Logicamente que estar numa rede exige compromisso, mas também é necessário aproveitar muito bem aquilo que as redes nos podem proporcionar e, neste aspeto da formação e do apoio técnico, tem sido muito positivo”.
A experiência oficinal leva a Electro Picotense a apostar maioritariamente em peças de qualidade original. “Informamos sempre o cliente do risco que corre em optar por peças de menor qualidade. É nosso dever informar sempre o cliente das vantagens de colocarmos no seu veículo peças de qualidade original, pois só assim podemos prestar uma verdadeira garantia sobre o trabalho que fazemos. Os anos que temos de mercado e os muitos clientes que fidelizamos provam que estamos certos na nossa aposta pela qualidade”, explica Eduardo Leal.
Uma das novidades da Electro Picotense foi a disponibilização de duas baias de serviço exclusivamente dedicadas à manutenção de veículos eletrificados. O espaço “Elétricos e Híbridos” nasce de uma parceria com a Bombóleo que tem vindo a dinamizar este conceito junto dos seus parceiros oficinais, fornecendo-lhes formação, ferramentas e equipamentos para poderem trabalhar com este tipo de veículos.
“Mais uma vez quisemos estar próximos do nosso ADN ligado à parte elétrica, mas também à antecipação das necessidades dos nossos clientes. Trata-se de um investimento que fizemos para nos prepararmos para o futuro próximo, pois rapidamente esses carros entraram em força nas oficinas”, afirma Eduardo Leal. Outra novidade, mas neste caso na área dos pesados, é que a Electro Picotense passou também a prestar serviço técnico oficial Carrier, empresa líder ao nível do frio de transporte. “Foi mais uma importante oportunidade que surgiu e que vem dar resposta a uma crescente procura de soluções técnicas ao nível do frio de transporte. Estamos junto de uma empresa de referência, como é a Carrier, o que é também muito importante para nós, pois revela o nosso conhecimento técnico e a nossa experiência nesta área”, diz Eduardo Leal.
O futuro já foi preparado pela Electro Picotense e assim vai continuar a ser dentro desta oficina que prima pelo serviço, apostando sempre muito na qualidade, na formação, nos recursos humanos, na fidelização e na relação próxima com o cliente e com os seus fornecedores.
ELECTRO PICOTENSE
Picoto (Leiria)
Eduardo Leal
244 613 557
geral@electropicotense.com
www.electropicotense.com
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 95, de agosto de 2023. Consulte aqui a edição.