Revista Pós-Venda
MercadoNotíciasEncontro anual da ACAP/DPAI faz balanço do ano e revela iniciativas para 2019
ACAP

Encontro anual da ACAP/DPAI faz balanço do ano e revela iniciativas para 2019

por
Teve lugar hoje o encontro anual das Comissões Especializadas que integram a Divisão de Peças e Acessórios Independentes (DPAI), onde, para além do habitual balanço do trabalho desenvolvido por esta entidade durante o ano de 2018, foram reveladas as iniciativas programadas para 2019.

 

Joaquim Candeias, Presidente da DPAI, deu as boas vindas aos presentes. “Este ano conseguimos lançar uma comissão de distribuidores de pneus e estamos numa fase de arranque de uma associação de fabricantes. Também desenvolvemos um plano estratégico de comunicação e tivemos a adesão de novos membros à DPAI”. O responsável indicou ainda que a DPAI vai estar presente na próxima edição da Expomecânica. “Esta é uma mais valia num evento que cresce no nosso mercado e que é muito importante para o setor independente em Portugal”. Lembrou ainda a importância da formação na qualificação dos profissionais do setor.

 

A importância da formação foi também um tema evidenciado por Dário Afonso, que lembrou todas as alterações tecnológicas, climáticas e sociais, que obrigam a uma adaptação do setor e onde o conhecimento tem um papel fundamental. “O maior desafio da próxima década são os recursos humanos, e o maior desafio para os empresários será o de gerir talentos”, indicando que a 4.ª edição do Programa Avançado de Gestão para Profissionais do Pós-venda Automóvel irá ter início em fevereiro de 2019, nas novas instalações da Universidade Nova, em Carcavelos.

 

Dário Afonso indicou também que “o aftermarket vai na direção do online, numa perspetiva B2C. Os novos modelos de negócio e novas soluções de mobilidade mostram-nos a crescente importância da partilha de dados, onde a manutenção preditiva tem um papel fundamental”. Apresentou alguns dados relativos ao aftermarket a nível europeu, assim como exemplos de algumas empresas e soluções inovadoras que têm surgido no mercado, lembrando a importância de algumas ferramentas que irão revolucionar o mercado, tal como as impressoras 3D. “Cada vez mais é possível construírmos a peça no momento, mesmo para peças que já não são utilizadas e que são difíceis de encontrar no mercado”.

 

Pedro Barros, da Comissão Executiva da DPAI, focou-se na importância da divisão em fornecer mais e melhores dados estatísticos ao mercado: “temos atualmente uma nova equipa e temos como objetivo um novo Observatório de Peças e Acessórios Independentes, para 2019. Queremos disponibilizar mais informação ao mercado, para podermos prever o que vai acontecer com mais exactidão. E aqui temos três tipos de informação relevante: informação sobre o parque automóvel, informação relativa às entradas nas oficinas e informação sobre a composição do programa de vendas, ou seja, o tipo de artigos utilizados”.

 

Em seguida foram apresentados os dados relativos ao Observatório de Peças e Acessórios Independentes relativos a 2017 e do novo website do observatório, que se prevê estar online durante o ano de 2019, assim como a estratégia para as redes sociais. Estiveram também presentes Ribeiro da Silva, da Comissão Especializada de Produtores de Pneus, que se focou na última ação de rua desenvolvida pela Comissão, com vista a sensibilizar os condutores para a importância de uma utilização e manutenção correta dos pneus por forma a reduzir a sinistralidade, e Manuel Félix, da Comissão Especializada de Distribuidores de Pneus, que apresentou alguns dados relativos ao mercado de pneus em Portugal, assim como as atividades desenvolvidas durante o ano.
Nº de visitas: 67 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com