A marca de lubrificantes ENEOS entrou no mercado português pelas mãos da ENEOS Iberia. A vocação premium desta marca traz argumentos suficientes para a mesma vingar.
Decorrente de uma ligação de vários anos à marca ENEOS, Javier Riera, que lidera este novo projeto da ENEOS Iberia, pretende lançar e desenvolver a marca em Espanha e Portugal. Esta estrutura, que privilegia uma relação muito direta com a própria ENEOS, tem por missão desenvolver a marca nos dois mercados, sendo que para Portugal fazem parte da estrutura Luís Costa (Country Manager Espanha & Portugal) e Rui Pinho (Key Account Manager Portugal), qualquer deles com experiência no setor do Aftermarket e dos lubrificantes. “O nosso projeto está intimamente ligado com a ENEOS, no sentido em que temos como objetivo desenvolver um trabalho sustentado e estruturado para que a marca perdure por muitos anos no mercado, tendo como foco os valores da marca, que são a sustentabilidade e a qualidade de topo dos seus produtos”, começa por referir Luís Costa.
DISTRIBUIÇÃO
A estratégia de distribuição que foi assumida para a ENEOS em Portugal passa pela criação de uma rede de distribuidores a nível nacional, protegidos regionalmente, com foco nos especialistas em lubrificantes. “Queremos trabalhar com quem valorize e diferencie o produto, pois o preço não será o seu principal argumento”, esclarece Luís Costa, reconhecendo que “é certo não fechamos a porta aos operadores de aftermarket tradicionais, desde que eles valorizem o produto lubrificante e não o vejam como uma mera peça”. O objetivo da ENEOS Iberia é que em Portugal, e até final de 2021 ter já implantada uma rede de distribuidores a trabalharem oficialmente com a marca ENEOS, com uma cobertura de aproximadamente 75% do mercado. “Sabemos que é um objetivo ambicioso, mas o projeto é muito mais que meramente comercial e, por isso, já temos quase fechados uma série de acordos que a seu tempo serão divulgados”, afirma Luís Costa.
Vai ser dinamizado um programa de apoio aos distribuidores, com formações técnicas e comerciais orientadas para eles e para os clientes oficinais, decorrendo também da experiência de Rui Pinho na área dos lubrificantes. O apoio aos distribuidores será dado também ao nível do marketing e promoção, com a criação de uma forte imagem de marca, com aposta em publicidade, merchandising, campanhas, presença em eventos, etc. “Atualmente a ENEOS tem parceria com o AC Milan no futebol e é parceiro técnico da equipa oficial da Yamaha no MotoGP”, refere Rui Pinho. Refira-se ainda que em todo o processo logístico, o mercado ibérico é fornecido pela fábrica / armazém da ENEOS localizados no centro da Europa, sendo que provisoriamente já existe um armazém na Península Ibérica para acompanhar a atividade dos distribuidores.
PRODUTO
Posicionado como uma marca de qualidade superior, a ENEOS vai disponibilizar, nesta fase, uma gama muito completa e compacta de produtos para o setor auto, pesados e motos. Estes produtos destacam-se pelas aprovações OEM para os construtores europeus e por ter “uma gama de produtos exclusivos com aprovações para viaturas japonesas, o que poucos podem oferecer neste mercado. Este pode ser um nicho de mercado muito importante para trabalhar”, assegura Rui Pinho, focando ainda que “são lubrificantes que cumprem as normas e especificações mais avançadas, quer para veículos nipónicos, quer europeus”.
Para comprovar a qualidade do produto, este responsável da ENEOS Iberia refere ainda como fator diferenciador, que todos os lubrificantes ENEOS são formulados com bases do Grupo III e Grupo III Plus. Possui ainda a base W, patenteada e com formulação única no mundo, é uma marca pioneira na especificação API – SP como o ENEOS X 5W-30 ULTRA e é também uma marca pioneira no desenvolvimento de lubrificantes de muito baixa viscosidade 0W-8 e 0W-16. Não menos importante, de acordo com Rui Pinho, é que “a ENEOS está também presente no TecDoc, ferramenta essencial no aftermarket automóvel”.
Para terminar e ainda sem objetivos comerciais declarados, Rui Pinho diz que o “sucesso de uma marca depende sobretudo de todo o apoio que dá aos seus distribuidores. Nós queremos fazer um trabalho de fundo e muito bem estruturado, onde o apoio aos distribuidores será muito importante para o sucesso da marca ENEOS em Portugal”.
A marca líder no Japão
A ENEOS, é a marca da ENEOS Corporation, e a sua história remonta a 1888, tendo sido criada no Japão. É a 13ª marca de lubrificantes mais antiga do mundo, sendo uma companhia energética global, com refinação, combustíveis, lubrificantes, eletricidade, químicos, gás natural e hidrogénio. Para quem trabalha em lubrificantes sabe bem que é a marca nº1 no Japão e,segundo dados do Global Market Share, é também a 6ª maior marca mundial de lubrificantes. Com presença em mais de 50 países a nível mundial, a ENEOS está presente na Europa (em 1986 foi criada a ENEOS Europa) e em fase de crescimento neste mercado, onde tem já operação logística, como forma de sustentar esse mesmo crescimento. A recente presença da ENEOS na Península Ibérica acaba por ser natural, dando assim seguimento à estratégia de cobertura do mercado europeu.
ENEOS IBERIA
Javier Riera Cool
Expansion and Development Director Spain & Portugal
Luís Costa
Country Manager Spain & Portugal
luis.costa@energia-eneos.com
www.energia-eneos.com
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 72 de setembro de 2021. Consulte aqui a edição.