A Eni, através da Eni Gas e Luce, assinou um acordo com a Azora Capital para a aquisição de uma carteira de nove projetos de energia renovável em Espanha.
A operação envolve a aquisição de três parques eólicos em funcionamento e de um parque eólico em construção na zona centro/norte do país, num total de 230 MW, e cinco grandes projetos fotovoltaicos em desenvolvimento avançado para cerca de 1 GW. Para todas as fábricas em construção ou em desenvolvimento, a Eni e a Azora trabalharão em conjunto para garantir o início da produção até 2024. Além disso, a Eni e a Azora estão a trabalhar no sentido de um acordo estratégico mais amplo para aumentar ainda mais a plataforma de energias renováveis da Eni em Espanha.
O acordo faz parte do desenvolvimento estratégico da Eni no mercado espanhol e centra-se no desenvolvimento combinado da capacidade de produção de energia renovável e da base de clientes de retalho. Claudio Descalzi, CEO da Eni, comentou: “Esta operação permite-nos aumentar a nossa capacidade de produção de energia renovável, com efeitos imediatos, em conformidade com o nosso plano de objetivos, e ao mesmo tempo reforçar a nossa perspetiva de crescimento através de um conjunto de projetos fotovoltaicos num mercado estratégico como o espanhol, onde a Eni gas e luce está agora a trabalhar neste projeto com um forte parceiro espanhol como a Azora e a aumentar o seu fornecimento de energia renovável, com o objetivo de proporcionar ainda mais energia descarbonizada à sua base de clientes”.
Santiago Olivares, Sócio Sénior e Chefe de Equipa de Infraestruturas da Azora, comentou: “O investimento em energias renováveis está no núcleo das capacidades da Azora e é uma convicção fundamental para nós. Estamos orgulhosos por apoiar a Eni na sua expansão contínua no âmbito da energia renovável e estamos ansiosos para alavancar o nosso histórico de mais de 20 anos no setor das energias renováveis por apoiar uma empresa líder de energia global nesta importante jornada de crescimento.”
A Eni Gas e Luce está presente em Espanha através da Aldro Energía Y Soluciones S. L., uma empresa 100% filial da Eni que opera no mercado de venda de energia e gás para os clientes domésticos, bem como para as grandes, pequenas e médias empresas. Em fevereiro de 2021, a Eni assinou um acordo com a X-Elio para a aquisição de três projetos fotovoltaicos no sul da Espanha, com uma capacidade total de 140 MW.