Ver todas

Back

Indra torna sistema de gestão de autocarros mais sustentável

27 Julho, 2021
992 Visualizações

A Indra pretende tornar o seu sistema de gestão de autocarros mais sustentável, ao integrar no seu Sistema de Apoio à Exploração a tecnologia BLED, baseada em IoT e Big Data, para uma condução mais eficiente e segura e para reduzir o consumo de combustível.

O modelo de condução eficiente e seguro integrado pela empresa permite poupanças de combustível e de emissões de mais de 9%, assim como melhorias nos indicadores de bem-estar e segurança em mais de 10%, chegando a superar, em ambos os casos, os 15%.

A tecnologia BLED (https://www.indracompany.com/es/ecodriving) automatiza a recolha de dados e analisa diferentes parâmetros da condução, como velocidade, inércia, aceleração ou travagem brusca, e parâmetros ambientais, de consumo e de eficiência energética.

O equipamento de bordo, da Indra, para autocarros, o Nauta, integra todos estes dados e envia-os para o centro de controlo, fornecendo ao operador informação do sistema de condução em tempo real, juntamente com toda a informação de gestão do serviço de transporte, gerando alertas quando determinados limiares são excedidos ou em caso de colisão, e facilitando a criação de relatórios e tomada de decisões.

Os condutores dispõem de uma aplicação móvel gamificada, que para além de informação e alertas, dá recomendações personalizadas baseadas em machine learning para melhorar o rendimento, e incentiva as boas práticas de condução eficiente, com a publicação de rankings semanais. Dado que o papel dos motoristas é fundamental para tirar o máximo partido do sistema, também têm um programa de formação inicial, monitorização e formação contínua.

A Indra já implementou esta tecnologia em projetos de referência em Alicante e na Comunidade de Madrid, mais especificamente nos autocarros urbanos na cidade de Collado Villalba, autocarros interurbanos de Madrid (da empresa Francisco Larrea), e em autocarros urbanos em Alicante (da empresa Vectalia). Em ambos os casos, já estão a ser conseguidas melhorias significativas em termos de consumo, emissões e indicadores de conforto e segurança.

PALAVRAS-CHAVE