Ver todas

Back

Equipa portuguesa vence final mundial do “Schools Technology Challenge”

15 Dezembro, 2017

A equipa portuguesa K-EVO venceu a edição de 2017 do Land Rover 4×4 no ‘Schools Technology Challenge’. Mais de 150 futuros engenheiros de software, pertencentes a 16 países, reuniram-se em Abu Dabi para a final mundial desta iniciativa.

O grupo nacional destacou-se em primeiro lugar, à frente das equipas Panthera, da Malásia, e Fair Dinkum 4×4, da Austrália, que ficarem em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Os quaro estudantes da Escola Secundária de Ponte de Lima foram ainda distinguidos por ‘Melhor Engenharia de Veículo’ e ‘Espírito de Equipa’.

Os promissores jovens engenheiros de diversos países, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos, utilizaram a codificação de software para projetar veículos em miniatura com tração às quatro rodas comandados à distância, especialmente concebidos e fabricados para o concurso com dois dias de duração celebrado no circuito de Yas Marina. Num dos desafios colocados, os veículos tinham de vencer um percurso muito complicado que passava por cima e por dentro de vários SUV Land Rover Discovery.

O concurso, que tem como objetivo promover a formação contínua, incluía um desafio de codificação de veículos autónomos, que demonstra o compromisso da Jaguar Land Rover nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e o seu desejo de encontrar a nova geração de engenheiros que projetem e desenvolvam os futuros carros elétricos, autónomos e ligados online. O teste surpresa de codificação consistia na otimização de um conjunto de códigos existentes para conseguir que um modelo miniatura de um SUV fosse capaz de completar um percurso pré-estabelecido no melhor tempo possível.

O veículo vencedor conta com uma suspensão multibraço que imita a do Land Rover Discovery e que foi fabricada com materiais naturais, modernos e reciclados como biopolímeros, plástico e alumínio. Este pormenor foi muito importante para a tomada de decisão do júri.

A K-EVO participou no desafio no ano passado e terminou no segundo lugar na final nacional. Este ano, conseguiram o seu objetivo e chegaram à final mundial. Os membros da equipa são Luís Ligeiro (17 anos, chefe da equipa), Hugo Oliveira (17 anos, engenheiro de produção), Diogo Cerqueira (18 anos, gestor de recursos) e Pedro Gomes (19 anos, engenheiro de design e designer gráfico), que lamentavelmente não pode marcar presença no desafio.

Land Rover

Luís Ligeiro, de 17 anos de idade e chefe da equipa, refere: “Graças ao concurso, pudemos viver uma experiência prática fantástica de como gerir um pequeno negócio e elaborar o nosso próprio código. Já todos tínhamos interesse no projeto STEM, mas agora que descobrimos a eletrónica e os processos de produção do Land Rover Discovery, gostaríamos imenso de ser engenheiros para futuramente poder inovar e criar veículos.”

Já Alex Heslop, Director of Electrical Engineering da Jaguar Land Rover, disse: “Sou um apaixonado pela engenharia e entusiasma-me imenso motivar os jovens para que escolham profissões ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O concurso Land Rover 4×4 in Schools vai ajudar-nos a encontrar os profissionais que necessitamos para levar a cabo projetos emocionantes relacionados com os sistemas de software, sistema cibernéticos, desenvolvimento de aplicações e desempenho gráfico. O novo desafio de codificação é perfeito para provar aos jovens a importância da inovação do software num setor tão vanguardista como o nosso”.

O concurso internacional ajudou a empresa a chegar a mais de três milhões de jovens desde o ano 2000. Para chegar à final mundial, as equipas tiveram de se classificar através de vários eventos nacionais e regionais. Por exemplo, a K-EVO, a equipa vencedora desta edição, tinha conquistado a final nacional de Portugal.

Na qualidade de maior investidor do Reino Unido em investigação e desenvolvimento, a Jaguar Land Rover lançou uma iniciativa internacional para contratar mais de mil engenheiros eletrónicos e de software para o seu negócio em expansão. Em junho deste ano, a empresa apresentou uma nova app de realidade mista para escolha e seleção de colaboradores em colaboração com o grupo virtual Gorillaz para encontrar os novos talentos da engenharia internacional.

Para mais informações visite www.jaguarlandrovercareers.com.

Veja o vídeo:

PALAVRAS-CHAVE