Ver todas

Back

Escassez de stock domina o retalho automóvel

14 Setembro, 2020
667 Visualizações

Segundo os dados do Observatório INDICATA, o crescimento global do mercado europeu em Agosto foi de 10,3%. No entanto, a taxa de crescimento em Julho foi de 12,5% e em Junho foi de 13,2%.

Assim, enquanto continua a crescer, o ritmo de crescimento está a diminuir gradualmente. A desaceleração da taxa de crescimento parece ser essencialmente impulsionada pelo lado da oferta uma vez que se assiste a uma redução contínua dos stocks dos retalhistas na maioria dos mercados, de acordo com o último relatório do Observatório INDICATA. Portugal tornou-se um mercado altamente constrangido no que aos stocks diz respeito, com níveis globais a descerem 20% desde Junho e, de facto, baixando 11% só em Agosto.

O mercado europeu de automóveis usados cresceu 10,3% em Agosto, embora mais lento que Julho (12,5%) e Junho (13,5%). Apenas o mercado do Reino Unido contraiu (3,3%) e todos os outros mercados apresentaram sinais de crescimento, ainda que residual em alguns deles. Os preços continuam a ser fortes e a aumentar na maioria dos mercados, o que, combinado com os relatos de preços grossistas fortes e elevadas taxas de conversão, reafirmam igualmente que a procura global supera a oferta.

“A desaceleração da taxa de crescimento parece ser essencialmente impulsionada pelo lado da oferta uma vez que assistimos a uma redução contínua dos stocks dos retalhistas na maioria dos mercados”, sublinha o Director Global do INDICATA, Andy Shields.

Embora os volumes subam ano após ano, a sazonalidade de Agosto (férias) expressa que os volumes de vendas deste mês estão mais equilibrados com a oferta em alguns países e, segundo o Indicata, assiste-se a um crescimento dos stocks em França, na Alemanha e no Reino Unido.

“Os preços continuam a ser fortes e a aumentar na maioria dos mercados, o que, combinado com os relatos de preços grossistas fortes e elevadas taxas de conversão, reafirmam igualmente que a procura global supera a oferta”, acrescenta.

Mercados Europeus – Visão Geral

Mais informações em https://www.indicata.pt

PALAVRAS-CHAVE