Criada em 1992, a Escola Profissional de Almada foca-se em dar formação em áreas com escassez de oferta, nomeadamente a mecatrónica automóvel.
TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO
A Escola Profissional de Almada disponibiliza, para o ramo auto, o curso Profissional de Mecatrónica Automóvel e o Curso de Educação e Formação de Mecânica Auto. “Os nossos cursos caracterizam-se por uma formação de qualidade, direcionada para as exigências e necessidades do mercado de trabalho”, explica Bruno Farinha, Formador de Mecatrónica Automóvel na EPA.
Para além da componente prática integrada na formação, dada nas instalações da EPA, é também facultada aos alunos a frequência de estágios em empresas, como forma de dar aprendizagens úteis com vista a uma futura integração profissional. “O nosso ensino está direcionado para dar aos alunos a possibilidade de seguir carreira no setor automóvel, de prosseguirem os seus estudos e também criar sentido de responsabilidade e autonomia para o seu futuro”, diz Bruno Farinha. A escola recebe desde alunos que querem seguir carreira no setor automóvel a jovens que procuram um percurso mais prático em vez do ensino regular. “Temos ainda alunos que querem continuar os seus estudos no ensino superior. Alguns têm familiares que trabalham no setor automóvel e já têm alguns conhecimentos da área”.
MEIOS TÉCNICOS
A EPA tem realizado investimentos em equipamentos de alta tecnologia para a formação em contexto oficinal e, no caso da mecatrónica automóvel, conta com vários meios técnicos, tais como equipamentos de diagnóstico de última geração, elevadores de duas colunas, elevador de pranchas, ferramentas específicas de diagnóstico e medição, alinhamento de direção, desmontagem e montagem de pneus, equilíbrio de rodas, motores e caixas de velocidades e uma rede de ar comprimido.
FORMADORES
Para lecionar nas áreas técnicas, a EPA possui formadores especializados no setor auto, tanto a nível teórico como prático, “para assim poderem transmitir aos alunos o máximo de conhecimento, conciliando as componentes teórica e prática”. Relativamente às restantes disciplinas, a escola tem professores a lecionar em coordenação com os formadores das áreas técnicas, para se conseguir uma melhor adaptação dos alunos ao curso.
ESTÁGIOS
No curso Profissional de Mecatrónica Automóvel os alunos têm um estágio 35intermédio no segundo ano, com vista a iniciar o seu contato com o mundo laboral, e um segundo estágio, no final do curso, em que muitas das vezes estagiam na mesma oficina do primeiro estágio, onde é comum ficarem a trabalhar.
“No caso do curso CEF de Mecânica Auto, os estágios são apenas no final do curso. Estes cursos dão equivalência ao 9º ano, não lhes conferindo uma profissão, mas sim uma frequência de aprendizagem no setor automóvel, para lhes ser mais fácil a continuação dos estudos para um curso profissional no mesmo setor”. Os alunos da EPA realizam os estágios em diversas oficinas, desde oficinas independentes, concessionários e redes, maioritariamente na zona de Almada, Setúbal e Sesimbra. No caso de alunos de Lisboa e Sintra, estagiam preferencialmente nesses locais. Na sua maioria, os alunos estagiam na Norauto, Entreposto Grupo VW/Mercedes/Opel/Nissan no Feijó, AMGonçalves BMW/Toyota na Amora, Renault, e em algumas oficinas independentes nas mesmas zonas, “sendo que alguns já têm contactos onde estagiar”, explica Bruno Farinha.
FORMAÇÃO PARA EMPRESAS
A EPA não está, para já, disponível para dar formação à medida de um cliente oficinal específico. “No entanto, na área da soldadura essa situação está disponível para as empresas, sendo o curso certificado pela Bureau Veritas”. E acrescenta: “Estamos constantemente a tentar inovar na oferta formativa, tendo todos os nossos formadores e professores a trabalhar em conjunto para encontrar novas técnicas de ensino, para que os alunos se sintam sempre motivados”.
Curso Profissional de Mecatrónica Automóvel
Duração: 3 anos
Equivalência: 12º ano, com possibilidade de acesso ao ensino superior
Curso CEF Mecânica Auto
Duração: 2 anos
Equivalência: 9º ano, com acesso aos cursos profissionais ou ensino regular até ao 12º ano
Bruno Farinha – FORMADOR
Como avalia a formação automóvel em Portugal?
A formação automóvel em Portugal em termos de oferta está um pouco debilitada, pois só existe basicamente de Lisboa para Norte, e mesmo assim confinada aos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto. E não falo apenas dos ensinos profissionais, mas também o ensino para adultos, já trabalhadores do setor, que procuram atualizar-se.
Qual o futuro da formação automóvel em Portugal?
Espero que o futuro da formação no setor automóvel seja promissor, e que o Ministério da Educação compreenda que Portugal precisa cada vez mais de quadros intermédios, auxiliando as escolas profissionais, bem como as empresas de formação do setor, pois os bons profissionais estão a reduzir em número, e começa a haver uma grande falta de bons técnicos na área automóvel, essencialmente na área da Mecatrónica Automóvel, pois cada vez mais os automóveis são equipados com componentes eletrónicos, sejam esses componentes de gestão automóvel, ou de entretenimento.
Escola Profissional de Almada
Bruno Farinha
Almada
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