Ver todas

Back

“Esta plataforma é destinada aos reparadores independentes”, Thomas Di Giusto, Product Manager do Atelio Doc

23 Dezembro, 2020
667 Visualizações

O Atelio DOC é uma plataforma multimarcas, disponível também em português, com o objetivo de ajudar ao máximo os mecânicos e especialistas na manutenção e reparação automóvel. Saiba o que esta plataforma traz de novo para o mercado.

Na era em que o domínio da informação digital é crucial para o desenvolvimento de qualquer negócio oficinal, a Atelio Doc surge no mercado português com uma plataforma de dados técnicos para automóveis. Para nos falar desta plataforma e do seu desenvolvimento, a revista PÓS-VENDA falou com o Product Manager do Atelio DOC, Thomas Di Giusto.

Quem é a entidade que faz o desenvolvimento do Atelio Doc?
O desenvolvimento da plataforma Atelio DOC é garantido pela Infopro Digital Automotive, em Paris, através equipas altamente especializadas. Todos os dados (de origem do fabricante exclusivamente) são regularmente atualizadas pelas equipas de especialistas em automóveis, situadas em França ou na Tunísia.

Qual é a amplitude dos dados técnicos presentes no Atelio Doc? Qual o nível de detalhe da informação técnica?
A tipologia dos dados presentes no Atelio DOC são dados técnicos, tal como o torque de aperto e os componentes, os métodos de reparação, tal como a correia de distribuição ou a desmontagem e montagem da colaça, os esquemas elétricos, a ajuda ao diagnóstico e, por fim, os planos de manutenção e todos os tempos de mão-de-obra. Existe vários níveis de detalhes de dados, apesar desses dados entrarem em pormenores normalmente, mas também há veículos investigados pelas equipas da redação técnica automóvel contendo métodos de reparação ainda com mais detalhes.

Até que ano se pode consultar informação técnica sobre automóveis?
Colocamos informações de veículos com mais de 40 anos, ou seja informações abrangendo principalmente estes 30 últimos anos da indústria automóvel.

Em termos de dados técnicos atualizados, pode-se consultar informação de um carro que tenha acabado de ser lançado no mercado?
A lógica da atualização dos dados é de disponibilizar os dados relacionados com a manutenção, uns meses depois do veículo ser colocado no mercado, tal como o plano de manutenção, os componentes e os métodos de reparação associados ao plano de manutenção, tal como a drenagem do óleo e a desmontagem-montagem do filtro do habitáculo. Evidentemente, em função da escolha dos veículos, pode ser que haja uma diferença na atualização dos dados acerca dos veículos de alto desempenho. No entanto, o apoio documental estará sempre disponível de modo a não deixar os mecânicos sem qualquer informação.

De quantas marcas de automóveis têm dados técnicos?
Atualmente, abrangemos 55 marcas de automóveis.

Existem também informação técnica sobre híbridos e sobretudo sobre veículos elétricos?
É preciso saber que há métodos específicos para esses tipos de automóveis que os veículos a gasolina e a gasóleo não têm. Em relação ao veículos elétricos, iniciamos um processo de modo a inserir informações específicas a esse tipo de veículos. Neste momento, felizmente, o mercado da reparação dos veículos híbridos não requere muita informação mas estaremos prontos assim que a situação evoluirá.

O Atelio Doc está disponível via web (internet) ou é necessário instalar algum software?
Apenas com um acesso online, não necessita a instalação de um software.

Quais os principais destinatários do Atelio Doc?
Os beneficiários do Atelio DOC são os reparadores independentes, aqueles que pertencem a uma rede, os fabricantes de pneumáticos, de carroçarias e os especialistas automóveis. Todos os operadores da reparação automóvel podem utilizar o Atelio DOC.

Para além de dados técnicos na mecânica, o Atelio Doc possui também informação para oficinas de colisão e pneus?
Sim, a parte da carroçaria está bem desenvolvida com muitas informações sobre os veículos de maior circulação na Europa; em relação aos pneumáticos, colocamos dados básicos tal como as pressões e os tamanhos associados ao veículo de pesquisa mas também a outros dados ainda mais completos.

Que tipo de informação tem para as oficinas de colisão?
Existe a parte da carroçaria ligeira, ou seja todos os elementos destacáveis (tal como os pára-choques, o capot, etc) e a parte da carroçaria pesada, ou seja todos os elementos soldados e colados (tal como o pavimento, as longarinas, a parte inferior da carroçaria…) mas além disso, temos também o controlo da bancada do veículo através 5 fornecedores de dados diferentes. Os métodos de reparação e os tempos de mão-de-obra são acessíveis na plataforma para todas essas informações de peças sobressalentes.

Que tipo de informação tem para as oficinas de pneus?
Os fabricantes de pneumáticos disponibilizam muitos dados úteis à sua profissão: os tamanhos das rodas e das jantes, ou ainda a pressão de enchimento, a geometria detalhada da suspensão (com o método de cálculo), os torques de aperto e os métodos de reparação dos trens dianterios e traseiros que podem ser necessários em caso de reparações mais complexas.

O Atelio Doc permite fazer orçamentos após a pesquisa da informação e aceder às peças necessárias para a reparação / manutenção?
Não, a Infopro Digital Automotive propõe softwares específicos a essa funcionalidade mas o Atelio DOC permite ajudar o reparador com dados técnicos (tal como os torques de aperto) e métodos para desmontar as peças necessárias.

Como funciona o serviço de apoio documental?
O serviço de apoio documental é uma preciosa ajuda para o mecânico para não deixá-lo sem qualquer informação. Imaginemos o caso sobre um veículo de alto desempenho e que tenhamos de recorrer à desmontagem e montagem do tanque de combustível de um Range Rover Evoque 2020 porque o cliente colocou gasolina em vez de gasóleo. Solicitando simplesmente o módulo permanentemente disponível através o Atelio DOC, o respetivo método ser-lhe-á enviado o mais brevemente possível na caixa de correio eletrónico.

Como se pode aceder ao Atelier Doc? É paga uma licença anual ou mensal?
A licença pode ter uma validade de 12 ou 24 meses e ser paga mensalmente. Após a assinatura do contrato, o utilizador irá receber o seu Login por e-mail para poder consultar os dados logo de imediato.

Como é que as oficinas portuguesas, podem adquirir o Atelio Doc em Portugal?
Para quem pretender adquiri o Atelio DOC em Portugal, encontrará todas as informações necessárias através a página web https://www.ateliodoc.pt/, ou contacte o nosso distribuidor exclusivo Infortrónica.

Artigo publicado na Edição 61 da Revista Pós-Venda

PALAVRAS-CHAVE