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“Este negócio vai obrigar a cada vez mais especialização”, Marta Araújo, Glassdrive

8 Janeiro, 2024

As redes de vidro auto mais importantes a operar no nosso mercado participaram num dossier, na edição de setembro de 2023 da REVISTA PÓS-VENDA. Marta Araújo, da Glassdrive, explica alguns pormenores sobre os serviços desta rede.

Qual o ponto de situação atual da vossa rede?

Somos uma rede sólida, abrangente e de proximidade, reconhecida devido a qualidade do vidro que usamos e pela excelência dos serviços prestados pelos nossos técnicos. Atualmente, estamos a investir em equipamento e formação, que são imprescindíveis para quem, como nós, quer continuar a acompanhar a rapidíssima evolução tecnológica que tem havido no nosso setor.

Qual o número de lojas (total, incluindo lojas próprias + lojas independentes) que a rede possui atualmente?

Cerca de 140.

Qual tem sido o crescimento da substituição vs. reparação de vidros nos últimos anos?

Apesar das vantagens que a reparação oferece (em termos de rapidez, conveniência e sustentabilidade), não tem havido grande variação na proporção de substituições vs. reparações.

Qual / quais as razões que têm tornado tão lenta a transição da substituição para a reparação do vidro?

Provavelmente, o conservadorismo e a falta de informação. Nas situações em que é tecnicamente viável, a reparação tende a ser a melhor solução, desde logo porque elimina a pegada ecológica associada ao fornecimento de vidro e materiais conexos.

O serviço ADAS está disponível em todas as lojas?

Sim, todos os Centros Glassdrive prestam serviços de calibração de ADAS.

Que outros serviços adicionais dinamizam através da vossa rede?

Substituição de escovas limpa-vidros, polimento de óticas, aplicação no vidro de repelente de água, higienização com ozono do interior da viatura, venda de produtos Drive Care para cuidado automóvel, e barras de tejadilho Hast. Prestamos ainda serviços de adesão à Via Verde, bem como de recolha de encomendas (em parceria com a DHL) e viaturas (em parceria com a Valpirent).

Depois da pandemia, que novos fatores têm tido impacto neste negócio? Tem havido problemas no abastecimento de vidro auto?

Depois da pandemia, tivemos mais uma disrupção, resultante da guerra na Ucrânia, que incluiu a quebra de fornecimento de gás natural às fábricas de vidro no norte da Europa. Esse aumento do custo energético de produção teve um impacto brutal sobre a margem do negócio da Glassdrive. Causou ainda uma redução dos níveis de produção e, portanto, do stock de vidro disponível para reposição, mas, por pertencermos ao Grupo Saint-Gobain, conseguimos assegurar acesso preferencial ao vidro Sekurit, tendo tido dificuldades pontuais apenas no abastecimento de vidro de outras marcas

Opinião sobe a evolução do negócio de vidro automóvel em Portugal

Este negócio vai obrigar a cada vez mais especialização, reforçando a posição de quem, tendo mais experiência na área, estiver disposto a investir mais nos seus recursos humanos e tecnológicos. Tender-se-á ainda a aumentar a oferta de produtos e serviços complementares, num regime de proximidade, para fazer face à exigência crescente, pelos consumidores, de conveniência e rapidez de resposta.

Que desafios a transição energética nos automóveis traz para o vosso setor?

A eletrificação dos automóveis tem sido acompanhada do aumento da sua superfície em vidro, sendo cada vez mais frequente a utilização de tetos panorâmicos, que, entre outras vantagens, pesam menos que os convencionais (reduzindo o consumo energético da viatura), mas cuja substituição é mais complexa que a de outros vidros. O aumento de sofisticação é, aliás, generalizado no nosso setor, que enfrenta cada vez mais desafios tecnológicos. É por isso que a competência técnica das nossas equipas é cada vez mais valorizada pelos clientes da Glassdrive.

A sustentabilidade é um dos temas atuais do aftermarket. Que medidas têm sido tomadas nesse sentido pela vossa rede?

Como somos o único prestador de serviços no segmento aftermarket português a fazer parte de um grupo industrial que produz a maioria do vidro que instala (a Saint-Gobain), as medidas que temos tomado abrangem toda a cadeia de valor. Somos, por isso, líderes na economia circular: do uso de vidro reciclado (com origem europeia) para fabricar vidro também na Europa, ao recurso crescente a energias renováveis nas nossas fábricas de vidro automóvel e armazéns, à reciclagem de todas as embalagens usadas nos armazéns de distribuição Sekurit Service. Na Glassdrive, em particular, damos prioridade à reciclagem dos materiais usados na substituição de vidro, à mobilidade verde (via aquisição de viaturas elétricas para prestação de serviços móveis), à compra de consumíveis cada vez mais ecológicos, à formação em Sustentabilidade a colaboradores e membros da Rede, e à sensibilização dos consumidores para as vantagens que reparar (em vez de substituir) vidro automóvel traz para o ambiente. O foco em RSC da Glassdrive Internacional foi, aliás, recentemente reconhecido pela EcoVadis, que nos avaliou com grau “Ouro” no rating de sustentabilidade de 2023”.

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