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Escola Superior de Tecnologia de Setúbal: Forte componente prática

A forte aposta na componente prática pela ESTSetúbal tem levado a uma mais fácil adaptação à realidade do contexto profissional por parte dos alunos da escola.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

A Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, do Instituto Politécnico de Setúbal, oferece vários tipos de formação certificada que preparam os alunos para se tornarem profissionais especializados na área automóvel, desde a Licenciatura em Engenharia Mecânica, a Pós-Graduação em Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos e os dois Cursos Técnico Superior Profissional (CteSP): Tecnologia e Gestão Automóvel e Veículos Elétricos.

ALUNOS

Os alunos que frequentam os cursos da ESTSetúbal procuram-nos por serem cursos muito específicos e pela sua componente prática, explica o Professor Mestre José Garcia Costa Correia de Sousa, do Departamento de Engenharia Eletrotécnica. “Também temos alunos que já estão estabelecidos profissionalmente e vêm apenas aprofundar conhecimentos técnicos. Temos ainda os alunos que escolhem os nossos cursos para ingressar depois no ensino superior”.

A componente prática dos cursos é também um dos principais motivos para a baixa taxa de desistências da ESTSetúbal, o que leva a uma maior motivação por parte dos alunos, conforme explica o Professor José Sousa. Paulo Moita, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e responsável pelo ramo Automóvel da Licenciatura em Engenharia Mecânica, evidencia ainda o reduzido tamanho das turmas, fator que favorece a atenção a cada aluno. “Não queremos turmas com 200 alunos. Isto faz parte da nossa cultura desde sempre”. E José Sousa acrescenta: “os alunos também valorizam a proximidade com o corpo docente. Tem que ver com a organização física da escola: os gabinetes estão em frente às salas de aula”.

Quanto à taxa de empregabilidade e no caso específico dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, que dão aos alunos a certificação de Técnico Superior Profissional, cerca de metade dos alunos fica na empresa depois de concluído o estágio e os restantes vão para o ensino superior.

FORMADORES

Os formadores destes cursos são, na sua maioria, docentes do IPS, com experiência no ramo automóvel. “Os formadores da casa asseguram a gestão e uma boa parte das disciplinas, e depois vamos buscar pessoas de fora, especializadas e qualificadas, para dar formação em alguns módulos, que possam trazer mais-valias a cada unidade curricular, e assim completamos”, explica Paulo Moita.

FUTURO

Quanto às necessidades formativas num futuro cada vez mais tecnológico, José Sousa explica que há intenção, por parte do IPS, em lançar uma licenciatura no ramo da mobilidade elétrica: “a necessidade já foi identificada, mas temos de acompanhar o crescimento do mercado. O que o futuro reserva em termos de formações vai depender da procura”. O responsável evidencia também a capacidade da escola ouem promover formação para empresas neste âmbito: “Estamos na fase inicial do crescimento da mobilidade elétrica. Tem de haver divulgação, para as empresas saberem que temos competências para dar formação nesta área. Muitas empresas, no caso das marcas e da assistência pós-venda, continuam a ter altos custos a formar os seus próprios empregados, quando têm este tipo de instituições que podiam dar essa formação. Já fizemos ações de formação específicas para várias empresas”.

E acrescenta: “Temos o know-how e as condições laboratoriais. Comprámos recentemente equipamento para a modernização de alguns laboratórios, temos toda a infraestrutura necessária”. Para além da formação, o IPS faz também prestações de serviços para empresas, assim como projetos de investigação. “Temos especialistas, laboratórios e equipamentos que as empresas não têm, e por vezes há serviços especializados que nos são encomendados. E isso tem acontecido na parte elétrica, com alguns projetos que temos desenvolvido”.

Licenciatura
>> Engenharia mecânica
Aborda: Produção de energia aeronáutica e automóvel.
Duração: 3 anos / 180 créditos ECTS
Estágio: 2 meses. O aluno pode optar entre estágio ou projeto.Empregabilidade: 93,8%

Pós-Graduação
>> Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos
Aborda: Infraestrutura de carregamento, interligação dessa estrutura com a rede elétrica, gestão do pack de baterias e carregamento, motorização, sistemas de tração. Concebida em parceria com a Volkswagen AutoEuropa e o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel.
Duração: 1 ano / 48 créditos ECTS
Público-alvo: Engenheiros formados na área da mecânica ou da electrotecnia.
Saídas profissionais: Indústria automóvel (construtores e fornecedores), Indústria de equipamentos, elétricos (infra-estrutura de suporte à mobilidade elétrica), Empresas de manutenção automóvel.

Cursos Técnicos Superiores Profissionais
>> Tecnologia e Gestão Automóvel
Aborda – Gestão oficinal
Duração – 2 anos / 120 ECTS
Público-alvo – Integrar no ensino superior os alunos provenientes do ensino profissional.
Estágio – 700 horas, em locais onde exista ou não protocolo.
Saídas profissionais – Gestão de stocks, gestão de pessoal, receção, em oficinas, ou casas de peças, importadores de equipamentos, organismos de inspeção, homologação e legislação automóvel, concessionários, empresas de transportes ou de gestão de frotas, centros de formação de marcas de veículos automóveis, etc.

>> Veículos Elétricos
Duração – 2 anos / 120 ECTS
Público-alvo – Integrar no ensino superior os alunos provenientes do ensino profissional.
Estágio – um semestre, em locais onde exista ou não protocolo.
Saídas profissionais – Produção de veículos elétricos, manutenção e reparação de veículos elétricos, transformação/alteração de veículos, fabrico de postos de carregamento, manutenção de postos de carregamento, inspeção automóvel e manutenção de frotas.

ESTSetúbal
Paulo Moita
Instituto Politécnico Setúbal
265 790 000
info@estsetubal.ips.pt
www. estsetubal.ips.pt

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