A Europart vai apostar forte nas soluções digitais para se relacionar ainda mais com o seu cliente, ao nível da informação, organização e mobilidade.
“Para nós, o cliente está sempre no centro. E o cliente está cada vez mais digital”, explica Olaf Giesen, CEO na Europart, as motivações da mudança. “Se eu quiser estar próximo do cliente nos dias que correm, não bastam os anexos impressos e a visita do serviço externo. Eu, como empresa, tenho de estar disponível, tenho de ser informativo e intuitivo.“ Aliás, a campanha “A paixão une!” (“Leidenschaft verbindet!”) por altura do 70.º jubileu da Europart demonstrou quão importante é a proximidade do cliente no mercado dos veículos comerciais.
Para além dos clássicos elementos, tais como a página na Internet e a Newsletter, a Europart aposta em novas ferramentas e desprende-se dos conceitos habituais. A introdução do atual EWOS (Europart Werkstatt Online Systems) no fim de 2018 foi o primeiro passo para apoiar o cliente também a nível digital de forma ativa no seu trabalho diário. O EWOS 3.0 ganhou mobilidade, pode ser personalizado e ajuda o utilizador na organização da sua oficina ou empresa. Além disso, tem muitas funcionalidades no domínio dos dados técnicos.
Para a Europart, a mobilidade está no foco dos desenvolvimentos. Com a app da Europart, o cliente vai poder usar, a partir de 2019, os serviços com ainda mais rapidez e comodidade. “Se eu estiver na oficina ou fora do escritório a conversar com o cliente, o ideal é que eu possa pegar num Tablet e pesquisar ou encomendar diretamente no local”, descreve Giesen a situação. “Já ninguém quer ouvir dizer: Volto a entrar em contacto consigo assim que chegar ao escritório.”
Mesmo nas clássicas propostas promocionais, a Europart vai consequentemente rumo à digitalização. Os anexos impressos “Favoritos” são substituídos por “HERO Deals”. Nos termos da atual campanha publicitária dos “Heróis de oficina” (“Werkstatthelden”), o Hero apresenta semanalmente seis propostas. Isso aumenta três vezes o ritmo. Além disso, a solução digital móvel permite prescindir da produção de publicidade provisória impressa, de forma a preservar o ambiente. As publicações permanentes, tais como catálogos, não serão afetadas. Isso porque já são usadas há anos nas oficinas e nas empresas e têm notas escritas. Estas publicações são ainda propostas através da iPaper-Tool na página da Internet e representam um valor acrescentado diretamente relacionado com as encomendas.
A Europart vai continuar a percorrer de forma consequente o caminho bem-sucedido para as redes sociais. O foco está no Facebook e no YouTube. Os seguidores entusiasmam-se com os vídeos emocionantes, os relatórios interessantes e as dicas úteis. “Estas atividades não produzem compras diretas pelos nossos clientes”, descreve Daniel Zinn, Head of Marketing, as atividades das redes socais. “Trata-se mais de nos apresentarmos e mostrarmos como empresa, saber quem está por detrás da Europart e mostrar que somos movidos pelo mesmo – a paixão.”