Álex Real, da Cogelsa, faz uma análise do ano de 2024 para a marca de lubrificantes GRO, e anuncia a estratégia da marca para o decorrer deste ano.
Quais foram os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os superaram?
Existe uma forte concorrência no mercado português, quer em termos de preço, quer de algumas marcas novas que estão a saturar ainda mais o mercado nacional, e a outra é a instabilidade dos preços das matérias-primas, muito devido à questão do transporte global. Foi ultrapassado devido ao excelente trabalho desenvolvido pelos nossos clientes, que colocaram a GRO em terreno sólido e em processo de crescimento no mercado português.
Como irá evoluir o vosso negócio no mercado português em 2024?
Fortalecemos ainda mais a relação com os nossos clientes, com uma forte aposta no marketing e apoio constante às oficinas, e acabámos por crescer no mercado.
Quais são as tendências do aftermarket que vão determinar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra,…)?
Principalmente, que os clientes tenham confiança na marca para que possam continuar a trabalhar com conforto e sem muita concorrência nas suas áreas, para que todo o seu negócio seja rentável.
Que estratégias planeiam implementar este ano para se adaptarem aos atuais desafios e oportunidades do mercado?
Continuar o que está a ser bem feito e solidificar o mercado com a GRO. Planeamos estar presentes em alguns eventos nacionais, visitar fábricas para fortalecer as relações com os clientes e as suas oficinas, prestar apoio de marketing constante e principalmente prestar formação sempre que necessário.