A edição 2024 da Expomecânica será a mais internacional de todas até agora realizadas. O evento que começará já no dia 8 de novembro na Exponor, Matosinhos, conta com 269 expositores, dos quais 33% são estrangeiros.
Nas vésperas da abertura de portas da 9.ª edição, a planta dos 27 mil metros quadrados de exposição (quatro pavilhões inteiros) contempla um total de 269 operadores económicos do setor. Cerca de 33% (88 empresas) são estrangeiros (mais 3% do que em 2023), metade deles oriundos do país vizinho, que veem em Portugal cada vez mais um mercado natural para os seus negócios e networking. Espanha, França, Luxemburgo, Turquia, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Polónia, China, Israel, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, e Coreia do Sul são países que têm pelo menos um representante nesta feira.
O passado, o presente e o futuro do aftermarket lusitano entrecruzam-se nas várias iniciativas programadas pela organização do certame, a KiKai Eventos.
“Na última década, o setor automóvel recebeu avanços tecnológicos significativos, graças à digitalização, à eletromobilidade e à crescente importância da sustentabilidade ambiental. Consequentemente, a malha nacional de reparação e manutenção recebeu um aumento e diversificação de demanda de produtos, equipamentos e serviços, que acompanharam a maior complexidade tecnológica dos veículos. E essa evolução será evidente nos três dias de mostra, com muitas novidades à mistura”, sublinha José Manuel Costa, diretor-geral da KiKai Eventos e do Expomecânica.
O lançamento do livro “História do Pós-Venda Automóvel em Portugal” é uma das iniciativas de destaque do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto. Promovida pela KiKai/expoMECÂNICA, trata-se de uma obra de envergadura (240 páginas), da autoria de José Barros Rodrigues. Pretende preservar a memória coletiva do setor e celebrar o legado de todos aqueles que, com engenho e perseverança, elevaram a reparação automóvel ao atual patamar.
OFICINA DO FUTURO EM DESTAQUE
As atividades paralelas que polvilham a feira não se ficam por aqui. E, nesse particular, a Oficina do Futuro assume um protagonismo especial. O espaço, explica Sónia Rodrigues, diretora comercial da KiKai, possibilita um “passeio virtual” que permite aos visitantes ficar a conhecer como o futuro da reparação automóvel está a ser moldado pela conectividade e pela Internet das Coisas (IoT – Intenet of Things), da deteção de avarias à distância até à interação em tempo real com a oficina.
O projeto mostrará como os profissionais poderão prever reparações e agendar intervenções com uma precisão nunca vista, minimizando o tempo de inatividade de veículos e maximizando a satisfação dos clientes. O exercício serve para evidenciar a transformação que mudará a maneira como as oficinas, operadores e clientes se conectam e interagem.
SUSTENTABILIDADE, WEBOFICINAS, MECATRÓNICA…
Networking, negócios, transformações setoriais, mas também partilha de conhecimento e capacitação técnica – o expoMECÂNICA é tudo isto. Referimo-nos ao ciclo de palestras Expotalks by PRIO e ao espaço de demonstração Demotec by CEPRA. Ambas com horários recheados por uma vintena de ações dinamizadas por diversos operadores do mercado.
Os sensores lambda, a otimização integrada, a inovação nos softwares de faturação e orçamentação, a certificação de oficinas, a logística inversa e o controlo das garantias, o diagnóstico remoto, as soluções sustentáveis para a mobilidade, as weboficinas e o 1.º Encontro-radar da RED Portugal são temas que preenchem o programa das Expotalks.
Já o Demotec tem em agenda o diagnóstico passo a passo, o motor do modelo ZOE da Renault, os desafios imediatos do pós-venda independente, a simulação de avarias, as novidades no sehmento de lubrificantes, a reparação de baterias de alta tensão e, ainda, o diagnóstico com recurso a osciloscópio.
PÓS-VENDA EM GRANDE
A PÓS-VENDA através das suas plataformas esteve e estará em destaque na Expomecânica. Há mais de dois meses que diariamente publica notícias sobre a Expomecânica e as empresas que estarão presentes (através do site www.posvenda.pt e das restantes plataformas, nomeadamente as newsletter´s e as redes sociais). Fez também uma edição especial da PÓS-VENDA (Nº110), com uma antevisão do evento (que pode ver AQUI), edição essa que terá distribuição adicional na feira. Para além disso realizou ainda uma desdobrável, que mais não é do que um género de GUIA para todos os que irão visitar a feira e que será distribuído ao longo dos dias da Expomecânica. Durante, e sobretudo após, a feira a PÓS-VENDA irá continuar o seu trabalho editorial, com a reportagem e o balanço deste evento nas suas diferentes plataformas de comunicação.
CREDENCIAMENTO ONLINE
A visita à feira encontra-se mais uma vez facilitada, com credenciamento online a decorrer, com o propósito de menorizar os tempos de espera à entrada. Há novamente o espaço de Self Check-in, que permite aos visitantes validar autonomamente a sua incursão na feira. O recurso ao dispositivo virtual Smart Badge – que permite aos profissionais armazenar digitalmente toda a informação dos expositores visitados, evitando assim o peso das brochuras pesadas durante a visita pela Feira Internacional do Porto – está igualmente disponível até domingo.
A Expomecânica, recorde-se, registou na edição de 2023 um total de 19.887 visitantes.
Ficha Técnica:
EXPOMECÂNICA 2024 – 9.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto
Organização: Kikai Eventos
Data: de 8 a 10 de novembro
Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto (Pavilhões 2, 3, 4 e 5)
Horário: das 10 às 20 horas, na sexta-feira e sábado, e das 10 às 19 horas, no domingo
Em exposição: Peças & Sistemas; Tecnologias de Informação & Gestão; Estações de Serviço & Lavagem; Reparação & Manutenção; Acessórios & Customização
Perfil do visitante: A Expomecânica é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.