Ver todas

Back

Exportações de componentes cresceram

14 Agosto, 2018
321 Visualizações

De acordo com a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel as exportações de componentes automóveis (para primeiro equipamento e aftermarket) registaram um crescimento de 8,1% na primeira metade do ano, face a igual período de 2017.Com este resultado foi atingido record de 4.300 milhões de euros.

Em relação aos destinos das exportações a AFIA refere que estes mantêm também a mesma tendência apresentando Espanha e Alemanha como os principais destinos, seguidos de perto pela França e Inglaterra. O conjunto destes quatro países representam assim, 71% do total das exportações, estando os restantes 29% distribuídos por outros países europeus e outros de fora da Europa, como os Estados Unidos da América, Marrocos, Turquia, Coreia do Sul e China.

É ainda de notar que neste mesmo período as exportações de bens transacionáveis aumentaram 6,6%, sendo os componentes automóveis responsáveis por 15% do total das exportações portuguesas. Dos resultados aqui registados é ainda de destacar o facto da indústria de componentes ter crescido mais do que a média da restante indústria transformadora, de acordo com os mesmos dados fornecidos pelo INE.

PALAVRAS-CHAVE