Foi hoje oficialmente lançada em Portugal a marca de automóveis ligeiros comerciais Farizon. Com a presença dos responsáveis da marca chinesa, a Farizon é comercializada em Portugal pelo Grupo Salvador Caetano.
Pertença do gigante mundial Geely Holding Group, que detém marcas como a Volvo e a Lotus, entre outras, a Farizon Auto, beneficia da experiência e recursos da Geely no setor automóvel, tendo distribuição nacional a cargo da Salvador Caetano Auto.
A nova Farizon SuperVAN é um veículo comercial elétrico com tecnologia e equipamento de vanguarda que chega à Europa para rivalizar com propostas topo de gama do segmento. Para isso confere prioridade ao espaço, resistência, baixo custo de utilização, conforto, com interior de referência e uma estética moderna e apelativa.
A estreia em Portugal da nova Farizon SuperVAN conta com seis versões, com capacidade de carga com volumetria entre os 6,95 e 13 m3, tara entre 2200 e 2425 Kg e uma carga útil a oscilar, consoante as versões entre os 1080 e os 1480 Kg.
A Farizon SuperVAN apresenta um design moderno (inclui luzes LED automáticas) e aerodinâmico (com o coeficiente de 0,29 Cx, o mais baixo do seu segmento) onde o espaço e a praticidade são prioridade. Possui uma porta lateral de correr sem pilar B, o que lhe confere uma largura lateral para carga entre os 1800 a 2100mm. A altura da plataforma é de 550 mm e as portas traseiras podem abrir em 180 ou 270 graus (opcional).
O novo veículo comercial Farizon SuperVAN está disponível com motorização entre os 170 kW (231 cv) e 200 kW (272cv) e capacidade de bateria entre os 49 e 82,8 kWh (LFP) ou entre 66 e 106,35 (NCM). O tempo de carregamento em AC, com potência máxima entre 6,6 e 11 kWh oscila dos 15% aos 100% entre as 7 e 10,5 horas. Em DC, com potência máxima entre 120 e 160 kWh, o tempo de carregamento, dos 20% aos 80% desce dos 30 a 40 minutos.
Consoante a configuração de bateria (LFP ou NCM, com fornecedor da VREMT ou CATL), a autonomia pode ir dos 200 aos 398 km (WLTP ciclo combinado).
O nível de equipamento da Farizon SuperVAN é um dos pontos fortes do modelo. O novo veículo comercial elétrico conta com um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e um ecrã central tátil de 12,3 polegadas (com Apple Car Play).
Em destaque está a tecnologia Drive by Wire, bem como ar condicionado automático, bancos aquecidos e ventilados (revestidos a pele sintética), volante aquecido e sistema de cruise control adaptativo, num ambiente onde a sustentabilidade está presente.
Em termos de segurança a nova Farizon SuperVAN chega com um impressionante score de 85,52 pontos no EuroNCAP, correspondendo ao selo “Platinum” que confere uma forte confiança aos consumidores europeus.
Um elevado nível de elementos de assistência à condução marca presença, como por exemplo, o Sistema de Prevenção de Colisão em Cruzamentos na traseira do veículo, Alerta de Saída de Faixa, Travagem Automática de Emergência, Alerta de Colisão Dianteira, Sistema de Cruise Control Adaptativo e Inteligente, Sistema de Informação de Ângulo Morto, Assistência ao Estacionamento, Controlo de Assistência em Descidas e Alerta de Fadiga do Condutor, entre um lote de cerca de 30 sistemas de apoio.
O novo modelo apresenta uma garantia geral de 5 anos, com a bateria a ter garantia de 8 anos, em ambos os casos até 200 mil km. A Farizon SuperVAN está disponível em Portugal em seis distintas versões, com preço a partir de 39.592,68 euros (acresce IVA e despesas).
A Farizon pretende tornar-se uma referência na mobilidade inteligente e conta ter representação em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e Açores, até ao final de 2025.