O primeiro modelo elétrico da Fiat Professional, que chegará aos concessionários da Fiat Professional durante 2020, foi apresentado aos meios de comunicação social internacionais.
Desenvolvido e projetado segundo os mais avançados padrões de qualidade do Grupo FCA, estará disponível em todas as variantes de carroçaria e nos mesmos volumes de carga que caracterizam o Ducato convencional, indo de 10 m3 até 17 m3, e com capacidade de carga até 1950 kg, a melhor do mercado.
O Ducato Electric contará com ampla escolha de opções de baterias, para uma autonomia total entre 220 e 360 km (ciclo NEDC). Potência máxima de 90 kW e binário máximo de 280 Nm.
O seu desenvolvimento é resultado de uma aprofundada análise dos dados de utilização dos veículos comerciais e dos vários tipos de missões, e da parceria com grandes clientes, com o objetivo de preparar soluções feitas por medida de modo a adaptar a capacidade de carga e as performances às diferentes exigências da utilização profissional, sem meias-medidas: 100% Ducato, 100% Elétrico.
Durante a apresentação dedicada ao MY 2020 do novo Ducato, evolução do best-seller que há 38 anos preenche todo o espectro das exigências empresariais, a Fiat Professional mostrou ao mundo um primeiro vislumbre do Ducato Electric – uma versão totalmente elétrica BEV (Battery Electric Vehicle) – que será comercializada durante o ano de 2020 e que se juntará à versão a gás natural Ducato Natural Power, completando a oferta de veículos a alimentação alternativa.
O novo Ducato atinge, assim, o sucesso na sua tentativa de se melhorar, durante um percurso de evolução que, ao longo de quase 40 anos, nunca parou. Excelente desempenho, preocupação ambiental e grande atenção ao Custo Total de Propriedade (TCO), para melhor responder às diferentes exigências de todas as atividades profissionais.
Estes mesmos princípios estão patentes no Ducato Electric, o primeiro modelo totalmente elétrico da Fiat Professional, projetado e desenvolvido segundo os mais elevados padrões de qualidade do Grupo FCA.
O Ducato Electric foi concebido e desenvolvido com base num aprofundado estudo específico da real utilização que os clientes fazem dos seus veículos, envolvendo um ano de recolha de dados que confirmou que mais de 25% do mercado já tem uma “Atitude BEV” em termos de utilização, percursos, dinâmica e desempenho, revelando-se, portanto, preparado e a aguardar uma mudança na mobilidade.
Há profissionais de áreas específicas de atividade que estão em situação ideal para serem os primeiros a adotar esta tecnologia, considerando o crescimento verificado no comércio on-line, nos serviços postais e de correios, na entrega em casa de comida pronta a comer, no transporte local com logística em estrela e na ampla necessidade de assegurar acesso aos centros das cidades, cada vez com mais restrições ao trânsito de veículos alimentados a combustíveis convencionais.
O Ducato Electric é apoiado por uma cooperação pró-ativa com o cliente através de Projetos-Piloto envolvendo grandes empresas industriais, de modo a explorar completamente o respetivo capital de conhecimentos e identificar todas as exigências específicas de utilização a ter em conta durante a personalização e configuração dos veículos para cada aplicação. Com esta abordagem, a Fiat Professional pretende oferecer soluções de mobilidade elétrica completas, baseadas no estudo de necessidades de energia, capazes não só de responder a cada missão, mas também de oferecer soluções que vão de veículos a infraestruturas, sem esquecer cada aspeto de todo o mundo de serviços cada vez mais solicitados pelos novos cenários dos nossos dias, em permanente evolução.
Assim, além de propor uma completa gama de versões, o Ducato Electric também oferece alternativas de dimensões de baterias modulares, com autonomia de 220 a 360 km (ciclo NEDC) e diferentes configurações de carregamento. Tudo aliado a excelentes características: velocidade limitada a 100 km/h para otimizar a utilização da energia, potência máxima de 90 kW e binário máximo de 280 Nm. Além disso, a motorização elétrica não penaliza os pontos fortes do Ducato: melhores volumes de carga na classe, entre 10 e 17 m3, e capacidade de carga até 1950 kg, a melhor na categoria.
O novo Ducato Electric é um veículo sem meias-medidas: 100% Ducato, 100% Elétrico. Será, portando, o produto-chave da Fiat Professional no campo da mobilidade elétrica, e especialmente na transição em curso da tradicional “escolha de veículo” para a “escolha de mobilidade”, baseada no trabalho específico e em fatores de negócio, pois a decisão de compra está a mudar de Custo Total de Propriedade para Custo Total de Mobilidade.