Ver todas

Back

Fiat Professional apresenta novo Ducato

2 Julho, 2021
526 Visualizações

A Fiat Professional revelou esta semana os pormenores técnicos do novo Ducato. 

O novo Ducato completa a gama, a seguir ao e-Ducato, o primeiro Ducato exclusivamente elétrico. O Novo Ducato está a fazer 40 anos e tornou-se o veículo comercial ligeiro mais vendido na Europa em 2020, com cerca de 150.000 unidades vendidas, mais 8% do que em 2019.

A estética do Novo Ducato permanece semelhante, incluindo agora novos faróis dianteiros com tecnologia Full LED de alta eficiência. A renovação da carroçaria abrange a ampla grelha e as novas placas de proteção inferiores, a que se junta o novo e icónico logotipo da Fiat, orgulhosamente realçando a produção do modelo pela marca italiana na sua fábrica em Atessa. A completar a intervenção em termos de estilo, foi introduzida, como cor de lançamento, a tonalidade Cinzento Lanzarote.

Virando-nos para o interior, está em curso uma autêntica “revolução” na cabina, destinada a melhorar a qualidade de vida a bordo e a comodidade de utilização: Keyless Entry and Go, para trancar e destrancar as portas da cabina e do compartimento de carga e para ligar o motor sem a chave, travão de estacionamento elétrico para reduzir a sobrecarga na cabina e facilitar os movimentos, banco de passageiro Eat-and-Work, que se transforma num prático espaço para trabalhar ou merendar, compartimento para carregar telemóveis, sem necessidade de cabos, duplas entradas USB-A e USB-C, tomada de corrente de 230-V e para-brisas aquecido por resistência elétrica para rápido descongelamento. O renovado design do interior é enriquecido com um tabliê e volante redesenhados, a par de nova alavanca de velocidades, novos painéis das portas mais funcionais e espaçosos e comando automático do ar condicionado.

Igualmente nova é a configuração totalmente digital dos instrumentos internos, graças ao Painel de instrumentos totalmente digital, que consegue fornecer, de forma clara e imediata, alertas e práticas informações sobre a viagem, desde navegação por satélite 3D a sistemas de assistência ao condutor, além de oferecer grande flexibilidade, que vai até às opções de reconfiguração e interação com o sistema de infoentretenimento Uconnect. O veículo consegue, assim, adaptar-se da melhor forma possível às exigências do condutor. No topo de tudo isto, estão novas interfaces do Uconnect com ecrã até 10,1”, sistema de navegação por satélite topo de gama que inclui mapas 3D TomTom, e integração sem fios de Apple CarPlay/Android Auto. Estes últimos sistemas dão acesso, apenas com um toque, aos comandos do veículo mais comummente usados. O Uconnect 7” – também com Apple CarPlay/Android Auto – e o Uconnect 5” completam a oferta

Também em termos de performance, a gama do Novo Ducato foi completamente renovada, oferecendo motores desenvolvidos para satisfazer as normas Euro 6D Final, com o binário melhor na classe, com 450 Nm. Os novos motores diesel Multijet3, baseados na nova arquitetura H3 Power desenvolvida pela Stellantis para a Fiat Professional, estão agora na terceira geração e oferecem melhorias no que se refere a eficiência, reduzindo o peso (beneficiando a capacidade de carga) e diminuindo até 7% o consumo e as emissões de CO2 em comparação com os motores das precedentes gerações. Também a durabilidade e o conforto foram aumentados, graças à melhor flexibilidade e ao menor ruído, em comparação com a anterior geração de motores.

O Novo Ducato está disponível em quatro níveis de potência e duas transmissões: manual de 6 velocidades para as variantes de 120, 140, 160 e 180 cv, e transmissão automática com a muito apreciada caixa de velocidades “9Speed”, disponível nas variantes de 140, 160 e 180 cv. A transmissão manual de 6 velocidades é uma novidade nas versões de 120 e 140 cv e assegura mudanças mais fluidas do que a solução precedente.

Para melhorar ainda mais a facilidade de manobra do veículo, a direção assistida convencional foi substituída por um sistema de direção de assistência elétrica de ajuste automático, tornando mais fáceis as manobras de estacionamento.

Mais informações em www.fiatprofessional.com/pt

PALAVRAS-CHAVE