Ver todas

Back

Filtro de gasóleo de alta eficiência UFI para a VW Crafter

12 Setembro, 2017
820 Visualizações

A UFI Filters renova a sua colaboração com a Volkswagen com o fornecimento de um filtro de gasóleo de alta eficiência para a VW Crafter 2.0 TDI Euro 6, eleita “Van of the Year 2017”, para todas as potências disponíveis: 75 kW, 103 kW e 130 kW.

Para o novo “veículo comercial ligeiro” da Volkswagen, UFI Filters desenvolveu dois tipos de filtros de gasóleo – com cartuchos diferentes ao nível dos elementos filtrantes e tamanhos, no entanto muito parecidos no formato – que tem em conta os diferentes níveis de qualidade do combustível de cada país.

Quando o combustível está bastante sujo ou tem uma alta concentração de biodiesel, a solução que é fornecida à Volkswagen é a “Water Separation”. Esta versão conta com um filtro totalmente sintético de três capas. As primeiras capas estão compactas em um elemento prensado, com uma primeira capa que serve de barreira para a água e as partículas, e uma segunda de filtração mais fina para favorecer a coalescência da água. Por último, a terceira capa é uma rede hidrofóbica muito eficiente, que bloqueia qualquer resíduo de água no combustível. O filtro “Water Separation” de UFI Filters também se destaca por um sensor de presença de água e um sistema patenteado de purga de água integrado diretamente no cartucho. A eficiência de filtração é de 96%, para partículas de 4 μm ou maiores. A separação de água, incluindo com percentagens de biodiesel até B30 (30% de conteúdo de biodiesel), é superior a 93%.

Para os mercados que se distinguem pela presença de gasóleo limpo e com baixo conteúdo de biodiesel, UFI Filters proporciona à Volkswagen um filtro cujo cartucho leva um elemento filtrante prensado à base celulosa. Esta solução também garante uma alta eficiência do filtro de 96% para partículas de 4 μm ou maiores.

A colocação do filtro por parte da Volkswagen debaixo do capot, por detrás do farol, levou a
UFI Filters a desenvolver para a VW Crafter uma solução “plug and play”, em ambas as versões, que permite uma fácil instalação e manutenção. Para garantir uma maior resistência à vibração, à temperatura e à tensão mecânica, a carcaça é de alumínio revestido com soldaduras por laser de duplo cabo.

Esta é uma solução tecnológica que requereu um importante trabalho de investigação e desenvolvimento por parte de UFI Filters.

“Estou muito orgulhoso deste fornecimento à Volkswagen que renova uma colaboração sólida e duradoura, especialmente para um veículo que se destaca por uma alta tecnologia das soluções que adopta”, explica Luca Betti, UFI Group Aftermarket Business Unit Director.

“O filtro da VW Crafter sairá para o mercado pós-venda a partir do primeiro semestre de 2018 e será o primeiro do seu tipo para o mercado independente, representando uma vantagem para toda a nossa cadeia de fornecimento”, conclui Betti.

Mais informações em www.ufi-aftermarket.com e www.sofima-aftermarket.com.

PALAVRAS-CHAVE