Ver todas

Back

FJS Lubrificantes: Potencial para crescer

23 Outubro, 2019

A FJS Lubrificantes é um grossista do setor dos lubrificantes para veículos automóveis ligeiros e pesados, que representa e distribui em Portugal os lubrificantes da marca Matrax.

TEXTO PAULO HOMEM

Com uma experiência de 25 anos no setor dos lubrificantes, Fernando Jorge Santos decide em 2010 dar início ao projeto FJS, que passava pela comercialização e distribuição de lubrificantes para o setor automóvel, quer ao nível dos ligeiros quer dos pesados.

A empresa, com sede e armazém em Ansião, na zona centro de Portugal, começou por trabalhar com a marca de lubrificantes Repsol, que ainda hoje mantém no seu portfólio, com a qual Fernando Jorge Santos já tinha uma relação comercial, disponibilizando também na oferta da empresa os lubrificantes Petronas.

Porém, a bandeira da FJS Lubrificantes neste momento são os lubrificantes Matrax, já que a empresa de Ansião ficou com a representação nacional desta marca no Continente e para as Ilhas da Madeira e Açores há cerca de cinco anos.

“Estamos a tentar que a Matrax Lubricants tenha distribuição a nível nacional”, refere Fernando Jorge Santos, explicando que “já estamos a trabalhar em parcerias com alguns distribuidores ao nível do país e nas ilhas”. No entender do responsável da FJS Lubrificantes, a Matrax Lubricants é uma marca com “pernas para andar e tempo para crescer, que tem um enorme potencial”. Os produtos Matrax possuem certificado de garantia de qualidade, dispondo das homologações europeias ACEA e americana API, mas também as aprovações dos principais fabricantes da indústria automóvel.

Um dos trunfos da Matrax Lubricants é o facto de possuir uma gama muito completa de lubrificantes, com um enorme leque de opções para motores de ligeiros, pesados, veículos de obras públicas, transmissões, agricultura e ainda lubrificantes para muitas outras aplicações, como é o caso da indústria. “A marca disponibiliza todas as principais referências que mais se gastam, mas está atenta à evolução dos lubrificantes, desenvolvendo para o mercado tudo aquilo que o mercado mais procura”, refere o responsável da FJS Lubrificantes.

Atualmente, a Matrax Lubricants é a marca mais representativa na empresa de Ansião, mas Fernando Jorge Santos recusa que este seja um produto completar em relação à restante oferta de lubrificantes que a empresa disponibiliza. “A aceitação que a marca tem tido no mercado comprova a qualidade da mesma. Nenhuma marca consegue estar no mercado cinco anos se não tivesse qualidade”, argumenta o mesmo responsável, que revela que vai continuar a investir nesta marca.

Tendo como clientes alvo as oficinas e as frotas de pesados, Fernando Jorge Santos diz que a FJS é uma empresa que não trabalha pelo preço e que o tempo que leva no mercado nunca foi uma empresa em que o preço fosse o alvo principal, pois “existe sempre alguém a fazer mais barato. Não é aí que nos diferenciamos”.

Do ponto de vista logístico, a FJS possui viaturas próprias de distribuição, nomeadamente três veículos pesados e sete veículos ligeiros, trabalhando também com uma equipa de cinco responsáveis comerciais, apostando a empresa numa forte presença na região centro de Portugal.

Refira-se ainda, que para além dos lubrificantes, a FJS tem uma parceria para a zona centro com a Fertiberia, para a comercialização do AdBlue, um produto que já começa a ter algum volume no negócio da empresa de Ansião e que, segundo o seu responsável, é complementar aos lubrificantes.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 15, de abril/maio de 2018. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE