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Fofal: Os alfaiates dos tapetes

14 Março, 2019

A Fofal, loja e fábrica de tapetes automóveis, nasceu em 1961 em Campo de Ourique, pela mão de José e Sabina Porfírio, e aí se tem mantido e crescido.

A ideia de criar tapetes artesanalmente e à medida para automóveis surgiu do avô de Cristina Silva, sócia-gerente da Fofal. Este foi o início do percurso de uma empresa familiar que se tem sabido expandir no mercado ao longo dos anos. Cristina partilha este gosto com o seu irmão, Luís Silva, também ele sócio-gerente da empresa. Em entrevista à PÓS-VENDA, a responsável revela todo o percurso e particularidades da Fofal.

Revele-nos um pouco mais sobre o trajeto da Fofal.

Tudo começou numa pequena loja em Lisboa, na Rua Ferreira Borges. Estendiam-se os rolos das alcatifas na rua, e era aí que se procedia ao corte das grandes encomendas. O número de colaboradores cresceu, o negócio prosperou e diversificou-se. Há cerca de uma década, chegou a nossa vez, minha e do meu irmão. Mais recentemente, a minha filha Marta integrou os quadros da empresa.

De uma forma prática, como funcionam?

Temos, desde tapetes individuais, aos de bagageira, passando pelos conjuntos completos para o habitáculo. Dispomos de um leque variado de opções de materiais, de cores e de personalizações, que podem ser executadas no momento. A diversidade de formatos, tamanhos e funcionalidades vai para além da categorização das viaturas por segmentos. Caso o cliente tenha, por exemplo, uma viatura adaptada, ou pretenda algo diferente, nós executamos. Diferenciamo-nos pela personalização, das soluções e não falo apenas de bordados, logótipos, mas de encontrar a solução pretendida para cada situação, para cada cliente, é um desafio cada pedido, cada trabalho artesanal que nos propõem. À imagem dos tapetes, as coberturas para automóveis também são produzidas por medida e são personalizáveis.

Dispõem de soluções para todas as marcas e modelos?

Sim, fornecemos não só os tapetes específicos de cada marca e modelo, como também capas e coberturas. Caso o cliente tenha uma viatura adaptada ou se não tivermos o molde, estamos preparados para efetuar o trabalho como um verdadeiro alfaiate, só precisamos de ter acesso ao “modelo”. Existe uma atualização permanente dos nossos moldes, muitas vezes o mesmo modelo tem vários moldes de tapetes, pois as variações do número de portas influenciam a forma dos tapetes e capas.

O cliente da Fofal tem mudado ao longo dos tempos?

Bastante. Hoje o cliente pretende produtos específicos, com garantia, de alta qualidade, a um bom preço, entregues de uma forma rápida, e se possível personalizados.

Antigamente havia menos exigência, pois também existiam menos opções de acabamentos e personalizações, mas o cliente nunca descurou a qualidade. A nossa produção é contínua, para dar resposta ao fabrico em grandes quantidades, e temos também dedicada uma seção de confeção personalizada e trabalhos efetuados na hora.

Qual é o sinónimo de “rapidez” nos vossos produtos?

Rapidez é “na hora”. Para o cliente que vai à loja e que pretende levar logo consigo um jogo de tapetes, em apenas 15 minutos fica concluído. Outros serviços podem carecer de mais tempo de execução, como tapetes exclusivos, com personalização, coberturas ou capas para bancos.

E nas compras online?

Rendemo-nos às novas tecnologias e temos colaboradores especializados nestas áreas. O cliente efetua a encomenda e tem uma resposta rápida. Recebe a encomenda, em regra, para o continente, num prazo de um a três dias úteis. Também fazemos envios para as ilhas, quer para compras efetuadas online, como para encomendas efetuadas por email, telefone ou fax.

A Fofal só produz para o mercado nacional?

Não. A internacionalização já vem de há muitos anos. O mercado angolano sempre fez parte da nossa carteira de clientes. As nossas vendas abrangem Espanha, Bélgica, França e Reino Unido. A exportação dos nossos produtos tem vindo a aumentar também na vertente online. Aqui, as entregas são diárias, através das plataformas disponíveis e que melhor se adequam a cada encomenda: por via terreste, aérea ou marítima, quer seja para particulares ou empresas, para Portugal ou para o estrangeiro.

Quem mais procura a Fofal?

Não existe um “cliente-tipo”. Procuram-nos as empresas públicas e as privadas, os particulares, os importadores automóveis, os stands de usados e os concessionários de marca.

Há mais procura de coberturas e capas para bancos pelos proprietários de algum tipo de viatura específico?

Não, vendemos para citadinos, clássicos, jipes, motos, carrinhas ou desportivos. Os proprietários de clássicos têm particular interesse nas nossas coberturas de garagem para conservar a carroçaria das viaturas, poupando-as da agressão dos agentes prejudicais, como o pó e a humidade. No caso das capas para bancos, são procuradas tanto para veículos novos como para usados. Nos novos, poupam os bancos originais. Nos usados, prolongam a vida dos bancos e escondem as mazelas do tempo de uso. O design das nossas capas respeita as costuras e estética original dos bancos. Outra vantagem é serem amovíveis. Temos ainda uma gama de produtos para a sua manutenção e limpeza.

Como define a Fofal?
A Fofal é pioneira, capaz, rápida, inovadora e humana. Os nossos colaboradores, fornecedores, parceiros e família fazem parte de uma equipa. A Fofal são principalmente os nossos clientes. É com orgulho que nos esforçamos para dar continuidade a um projeto com quase sessenta anos.

Fofal
Cristina Silva
Lisboa
21 395 13 13
comercial@fofal.pt
www.fofal.pt

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