A Ford aprovou a utilização de Óleo Vegetal Hidrogenado (HVO) nos seus furgões Transit. Este combustível diesel renovável é produzido a partir de óleos usados, incluindo os óleos resíduais dos restaurantes, dos takeaways e até mesmo dos das nossas cozinhas.
A utilização de HVO (ou gasóleo renovável), em alternativa aos combustíveis fósseis convencionais, pode contribuir para melhorias na qualidade do ar. Os gases com efeito de estufa podem ver-se reduzidos num máximo de 90 por cento, comparativamente aos gasóleos tradicionais, isto para além de que os veículos que funcionam com HVO emitem menos NOx e partículas do que outros a gasóleo, pois o combustível não contém enxofre ou oxigénio.
Na Europa são várias as empresas do ramo que se dedicam à recolha dos óleos usados nas
cozinhas de restaurantes, cafetarias e escolas. A RecOil, iniciativa da UE que conta com o apoio da Comissão Europeia, está a tentar aumentar os volumes de recolha de modo a se incrementar a
produção de biodiesel, passando a abranger as recolhas em casas de particulares.
Para além disso, os HVO, grupo que também abrange os desperdícios originários de gorduras
animais e de óleo de peixe, permitem que os motores a gasóleo arranquem mais facilmente,
nomeadamente a baixas temperaturas. O processo criativo, que recorre ao hidrogénio como
catalisador, significa que os HVO permitam, em simultâneo, uma queima mais limpa do que os
biodiesel convencionais, para além de terem um maior período de armazenamento.
A Ford tem vindo a testar, de um modo exaustivo, a utilização de HVO no seu motor EcoBlue de 2,0 litros, para se garantir que não seja necessária realizar quaisquer alterações e que a assistência não seja afectada. Não foi necessário nenhum desenvolvimento adicional do combustível antes da sua possível utilização nos mais recentes furgões Ford Transit.
Os HVO estão à venda em postos de combustível seleccionados na Europa, principalmente na
Escandinávia e nos estados bálticos, sendo oferecidos na sua forma pura ou misturados com
gasóleo regular. O combustível também foi adoptado por operadores de frotas individuais noutros mercados, com vista à melhoria das suas credenciais verdes, sendo os combustíveis entregues a granel por fornecedores especializados directamente nas infraestruturas de abastecimento dasempresas. Se um veículo, no seu percurso, chegar ao ponto de ter pouco HVO numa área onde omesmo não esteja disponível para venda, o motorista pode abastecer com gasóleo convencional, já que ambos os combustíveis se podem misturar no depósito sem causar problemas.
“Permitir que os nossos furgões operem com combustíveis feitos a partir de resíduos, incluindo
óleos de cozinha usados, pode parecer algo rebuscado, mas o recurso a Óleo Vegetal Hidrogenado é, de facto, uma realidade que os motoristas das Transit e os demais operadores de frota terão, em breve, para nos ajudar a todos a desfrutar de uma melhoria na qualidade do ar”, afirmou Hans Schep, Director Geral Veículos Comerciais da Ford Europa.