Ver todas

Back

Ford e McDonald´s tornam grãos de café em peças de automóveis

24 Dezembro, 2019
1163 Visualizações

A Ford Motor Company e a McDonald’s USA estarão, muito em breve, a dar um boost de cafeína aos automóveis, recorrendo a um alimento tão familiar na rotina matinal, os grãos de café, utilizando-o em peças de veículos, como, por exemplo, as estruturas dos faróis.

Durante o processo de torrefacção dos grãos de café, acumulam-se, anualmente, milhares de toneladas de cascas, pelo que a Ford e a McDonald’s preparam-se, em conjunto, para dar origem a um novo e inovador destino a parte significativa dessa matéria. Ambas concluíram que essa palha de café pode ser convertida num material durável e que pode reforçar determinadas peças de um veículo. Uma vez aquecidas a altas temperaturas, num ambiente de baixo oxigénio, a palha de café pode ver-se misturada com plástico e outros aditivos, transformando-se em pellets, material que pode ser adoptar várias formas.

O composto vai ao encontro das especificações de qualidade de determinadas peças, como sejam as estruturas de faróis e componentes interiores e do fundo do poço do motor. Os componentes resultantes serão cerca de 20 por cento mais leves e exigem até 25 por cento menos energia durante o seu processo de moldagem. De acordo com a Ford, as propriedades de aquecimento de um componente resultante deste processo são significativamente melhores do que as do material que é usado actualmente. Esta é a primeira vez que a Ford recorre a palha de café para produzir determinadas peças para veículos.

“O compromisso da McDonald’s para com a inovação foi impressionante e correspondeu à nossa própria visão e acção de sustentabilidade futura”, referiu Debbie Mielewski, Líder Técnica Sénior, da Equipa de Pesquisa de Sustentabilidade e Materiais Emergentes da Ford.

“Esta tem sido uma prioridade para a Ford há mais de 20 anos e este é um exemplo de um empurrão de partida para uma economia circular, onde diferentes indústrias trabalham em conjunto, partilhando materiais que, de outra forma se tornariam resíduos ou desperdícios.” É, assim, expectável que a McDonald’s direcione, na América do Norte, uma parcela significativa das cascas de grãos de café para a Ford, de modo a que possam ser incorporadas em peças de veículos.

“Tal como a McDonald’s, a Ford está empenhada em minimizar o desperdício, ao mesmo tempo que procura sempre modos inovadores de promover esse objectivo”, afirmou Ian Olson, Diretor Sénior, de Sustentabilidade Global, da McDonald’s. “Ao encontrar um modo de utilizar a palha de café como um recurso, estamos a elevar a forma como as empresas podem, em conjunto, aumentar a participação na denominada economia circular.”

A colaboração entre a Ford e a McDonald’s é o mais recente exemplo das abordagens inovadoras que ambas as companhias adoptam na supervisão de produtos e do meio ambiente. No projecto estão, também, envolvidas a Varroc Lighting Systems, fornecedora de faróis, e a Competitive Green Technologies, como entidade processadora da palha de café.

A Ford está a evoluir rumo a um objectivo de utilização, a nível global, de plásticos reciclados e renováveis em veículos, adoptando um leque crescente de materiais sustentáveis.

A McDonald’s está no caminho de conseguir que, a partir de 2025, as suas embalagens sejam produzidas a 100% a partir de fontes renováveis, recicladas ou certificadas. Adicionalmente, está a contribuir para o desenvolvimento de um copo reciclável e/ou compostável, através do “NextGen Cup Consortium and Challenge”. Ambos os esforços fazem parte da iniciativa “McDonald’s Scale for Good”, um compromisso global de utilização da sua dimensão e escala para impulsionar mudanças verdadeiramente significativas.

A McDonald’s e a Ford planeiam continuar a explorar alternativas de colaboração no domínio da utilização de desperdícios como recursos, ao mesmo tempo que reforçam os seus objectivos de sustentabilidade.

PALAVRAS-CHAVE