Ver todas

Back

Ford entra nas peças multimarca com a Omnicraft

24 Janeiro, 2017

Ford entra nas peças multimarca com a Omnicraft e vai fornecer rede de oficinas Quick Lane da marca, mas também oficinas independentes. A aposta é clara no multimarca.

A Ford decidiu dar um passo importante para expandir o seu negócio de pós-venda, através da criação da marca Omnicraft, que vai disponibilizar peças de reposição para todas as marcas de automóveis, numa gama completa que vai crescer progressivamente. Esta é uma estratégia global da marca americana e implica também uma mudança importante na rede de oficinas da marca, através da rede Quick Lane, anunciada para 2016 em Portugal, mas ainda sem uma implementação concreta. Esta rede, ja existente em vários países, foca-se em serviços rápidos multimarca e não apenas veículos Ford.

“Agora, os proprietários de veículos ‘não Ford’ terão acesso a peças de reposição de qualidade com preço competitivo e instalação por pessoal certificado”, afirma o presidente da divisão de serviços da marca, Frederiek Toney, que pretende vender a nova gama Omnicraft nos principais mercados mundiais da Ford. Mas o objetivo é também vender as peças desta marca às oficinas independentes, que serão um cliente importante e que entrará em concorrência com todas as outras marcas de peças à venda no mercado. O arranque vai acontecer com as linhas de produto de maior rotação.

A expectativa é que a Omnicraft venha aumentar o número de serviços em 85 a 90% na rede Quick Lane, números apresentados inicialmente para os Estados Unidos, onde será dado o pontapé de saída desta nova marca que aposta na qualidade equivalente garantida pelos fabricantes de peças que já fornecem as linhas de primeiro equipamento, com preços mais competitivos. Esta movimentação é particularmente importante em mercados em que o parque automóvel está mais envelhecido, como é o caso de Portugal.

A Ford estima que o negócio global para peças automóveis valha mais de 450 mil milhões de euros, mas não avança que fatia deste bolo pertence à Ford. Ainda assim, a marca avança que num período de 10 anos o objetivo é que 10 a 15% das peças vendidas sejam da Omnicraft.

A Omnicraft (veículos não-Ford) junta-se assim à Motorcraft, marca de peças de reposição para veículos Ford. Este é um passo natural que tem sido dado por outros construtores automóveis, como o Grupo PSA ou a Renault.

 

 

PALAVRAS-CHAVE