A Ford Pro continua a expandir o serviço móvel de assistência técnica em mais países europeus, incluindo agora Portugal. Focado nas frotas, este serviço visa reduzir o tempo de paragem dos veículos.
A Ford Pro está a expandir o seu programa de manutenção de frotas Mobile Service, para aumento da produtividade em mais quatro mercados na Europa, incluindo Portugal, antes do final do presente ano de 2025.
Quase 500 furgões Ford Pro Mobile Service, presentes em 13 mercados de toda a Europa serão capazes de realizar mais de 70% das ações de assistência, manutenção e reparação em veículos comerciais elétricos, híbridos, a diesel e a gasolina da Ford.
Integrando-se perfeitamente com acelerador de atividade FORDLiive, permitindo antecipar e agendar a manutenção e a encomenda de peças para veículos Ford conectados, o Ford Pro Mobile Service ajuda a maximizar o tempo de atividade de frotas que trabalham com grande intensidade, bem como a minimizar as interrupções para empresas com pouco tempo disponível.
No Reino Unido, onde o Mobile Service foi introduzido pela primeira vez em 2016, uma em cada quatro ações de assistência, manutenção e reparação de veículos comerciais foi realizada remotamente em 2025.
Os benefícios para as empresas e a conveniência para os gestores de frotas significam que os clientes do Mobile Service nos nove mercados já existentes relatam, normalmente, índices de satisfação até 20 pontos percentuais mais elevados do que os clientes que dependem apenas da manutenção estática em oficinas.
“Por que perder tempo de uma agenda lotada do seu furgão para o levar até a uma oficina, quando a oficina pode ir até si? O Ford Pro Mobile Service – nomeadamente a par com o FORDLiive – é um catalisador de tempo de atividade para os operadores de frotas”, afirmou Owen Gregory, Diretor da Ford Pro Service, Europa. “O Mobile Service não só facilita a vida dos gestores de frotas e ajuda a manter os veículos em funcionamento por mais tempo, como também liberta agendamentos para trabalhos que precisam de ser feitos em oficina. É uma situação em que todos ganham.”
A Ford Pro acredita que o Mobile Service pode ser particularmente benéfico para empresas com frotas de médio a grande porte, onde existe uma base central. O serviço significa que os gestores de frotas já não precisam de contabilizar o tempo que um veículo fica fora de serviço quando se desloca de e para uma oficina para manutenção. Também elimina a dor de cabeça logística de enviar motoristas para levar os veículos afetados de e para esses agendamentos de serviço.
Em vez disso, um veículo de Mobile Service e um técnico podem deslocar-se até ao depósito da empresa, utilizando a funcionalidade Predictive Repair Intelligence para determinar exatamente as peças necessárias, recolhendo-as no caminho, antes de prestar assistência a vários veículos numa única visita.
Usando o FORDLiive para monitorizar os eventuais problemas de veículos comerciais conectados, os técnicos do Mobile Service podem até mesmo realizar manutenções preventivas para eliminar a necessidade de novos agendamentos futuros, ajudando a maximizar o tempo de atividade dos veículos que precisam estar na estrada para gerar receita.
Equipadas com ferramentas que abrangem todas as situações, desde um medidor de profundidade de pneus, até um refratómetro que pode medir o ângulo da luz que passa pelo fluido de travões para testar a sua condição, os veículos do Mobile Service podem dar suporte à manutenção in loco, desde a manutenção de sistemas de alta tensão de veículos elétricos até à substituição de eixos de transmissão e recodificação de chaves.
Esta manutenção não se limita aos veículos comerciais da Ford. O Mobile Service pode dar suporte a operadores de frotas multimarcas, fazendo manutenções a todas as marcas de veículos.
A Ford Pro tem como objetivo final atingir 80% de cobertura nacional no espaço de uma hora de um operador de serviço móvel nos mercados em que atua.








