A Ford desvendou o seu primeiro novo e avançado motor diesel Ford EcoBlue, mecânica que irá oferecer aos clientes uma optimizada eficiência de combustível e uma redução de emissões CO2 e NOX, recorrendo a sofisticadas tecnologias e a um design inovador.
Assente numa performance e tecnologia líderes na indústria, nomeadamente nos premiados motores a gasolina EcoBoost da Ford, a nova gama de blocos diesel da Ford denominados EcoBlue irá dar um novo impulso ao futuro da empresa no domínio dos automóveis de passageiros e nos veículos comerciais, com potências que vão dos 100 aos 240 CV.
O novo motor de quatro cilindros 2.0 Ford EcoBlue irá estrear-se nos novos veículos comerciais Transit e Transit Custom, integrando um pacote incomparável em termos de eficiência de combustível, performance e refinamento.
A capacidade de condução viu-se reforçada através de 20 por cento mais binário às 1.250 rpm em comparação com o bloco diesel 2.2 TDCi de potência equivalente, ajudando os condutores de veículos comerciais a enfrentar, sem esforço e no seu dia-a-dia, os mais desafiantes cenários, seja no para/arranca do trânsito ou nas ultrapassagens a veículos mais lentos. O novo motor também garante aos passageiros do segmento dos veículos comerciais um refinamento semelhante ao de um automóvel, nomeadamente na redução de ruído, na ordem dos 4 decibéis ao ralenti.
Dotado de uma completamente nova arquitectura, o novo motor proporciona fricções mais reduzidas e um sistema de combustão com uma queima mais limpa. Processos sofisticados de pós-tratamento dos gases de escape permitem emissões ultra-reduzidas e em conformidade com a rigorosa norma Euro VI, que serão introduzidas em Setembro próximo, nas quais se exige uma redução de 55 por cento das emissões de NOx, em comparação com as normas Euro V em vigor.
Entre as avançadas tecnologias incluem-se um sistema de admissão integrado, dotado da primeira aplicação por parte da Ford de uma porta invertida para uma optimização da ventilação do motor; turbocompressor de baixa inércia com materiais de aeronáutica projectados para aplicações a elevadas temperaturas; e um sistema de injecção de combustível a alta pressão totalmente novo, mais ágil, mais silencioso e que permite cargas mais precisas de combustível.