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Ford Trucks em crescimento constante

8 Setembro, 2023

A Ford Trucks Portugal organizou uma conferência de imprensa, com o tema “O futuro é agora”, que contou com a presença de responsáveis da fábrica. Para além do tema da eletrificação foram conhecidas diversas novidades ao nível das peças.

A Ford Otosan, a fábrica que fabrica os camiões da Ford, produz anualmente mais de 18.700 unidades, estando neste momento presente em 48 países que serão 50 já em 2024.

Neste momento são cinco fábricas que permitem que a Ford Trucks produza não só os camiões, mas toda a sua tecnologia, ao nível dos motores, caixas de velocidades (lançou recentemente a nova caixa de 16 velocidades) e dos eixos.

Um dos grandes investimentos foi a recente abertura, na Alemanha, de mais um centro logístico de peças originais (que se junta aos armazéns da Turquia e Polónia), que irá permitir fornecer mais rapidamente todos os mercados europeus do centro e sul. Neste momento a Ford Trucks consegue uma disponibilidade de fornecimento de 97%.

Também em Portugal, foi anunciado pela Ford Trucks Portugal, que até final do ano a empresa vai duplicar a sua capacidade de stock de peças originais, no seu armazém central.

Estratégia de redução de consumos e transição energética

A Ford Trucks está focada na redução da pegada ambiental dos seus veículos. Juntamente com os investimentos que estão a ser feitos na tecnologia a combustão, a empresa anunciou a construção de uma enorme fábrica de baterias, que irá sustentar toda a sua estratégia nesta área.

A Ford Trucks está apostada em desenvolver tecnologicamente os seus veículos, incluindo camiões elétricos, mas também o hidrogénio, para cumprir as metas que a legislação europeia impõe em termos da redução de emissões, mas para os seus responsáveis a questão não é apenas tecnológica e dos consumidores, mas sim do todo o ambiente que rodeia esta transição, como seja os seguros, os bancos, a infraestrutura e a legislação rodoviária (e não só).

Refira-se que a Ford Trucks Portugal está a testar (em parceria com a marca) o HVO (um biodiesel de segunda geração), num camião com motor de 13 litros, tendo por base a sua utilização no futuro, como um dos passos na redução das emissões.

Foram também anunciados nesta conferência, alguns acordos que a Ford Trucks realizou, por forma a desenvolver novos combustíveis alternativos (como é o caso da célula de combustível), que lhe permitam prosseguir na redução dos consumos e do impacto ambiental dos seus camiões. Em 2025 a Ford Trucks já terá em teste na Europa veículos com esta tecnologia.

Na perspetiva a Ford Trucks em 20230, 50% da indústria conseguirá atingir os 50% de veículos ZEV (Zero Emissons Vehicle). Diz também esta marca, que a introdução no Euro 7 vai ter custos 4 vezes superiores à estimativa que a Comissão Europeia prevê.

A Ford já tem um protótipo de um camião elétrico (configurações de eixos 4×2 e 6×2), com baterias de 392 Kwh de capacidade o que pode garantir cerca de 300 quilómetros de autonomia. Diz a Ford Trucks que em 2024 este camião elétrico estará em produção.

 

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