As formações que têm sido realizadas na Diagvolt têm focado os sistemas Canbus, medições de osciloscópio, sistemas TPMS, sistemas StartStop e sistemas de ABS.
“A carteira de clientes que temos não tem vindo especificamente a solicitar um determinado tema de formação, temos por iniciativa e pela nossa experiência de mercado a colocar o tema da formação. Desta forma, estamos a percorrer diversos temas do dia-a-dia prático do cliente”, explica Sérgio Brandão, gerente da empresa. A formação online foi utilizada pela primeira vez devido à pandemia, e o responsável indica que tem havido uma boa recetividade: “temos tido um leque constante de 25 clientes presentes em cada formação. Temos utilizado a plataforma Zoom, em que, na formação, conseguimos envolver a parte prática com todos os nossos equipamentos, desde da marca de diagnóstico que representamos, como por exemplo a AUTEL e a MIAC, como o nosso osciloscópio lowcost, entre outros produtos, por forma a tornar a formação proativa”, explica.
Quais as vantagens deste tipo de formação?
“Tem tido a vantagem de nos manter em contacto com o cliente. Isto tem proporcionado a confiança que o cliente já tinha no nosso projeto e agora consegue ter uma maior confiança, visto que, mesmo com todas as dificuldades, estamos em constante apoio ao cliente”.
Qual a importância, no contexto atual de pandemia, da realização de ações de formação online?
“Muito importante, pois a permanência de grupos largados em espaços fechados estará limitada durante mais algum tempo e os clientes e seus colaboradores continuarão a necessitar de alargar e reforçar as suas competências. Mas terá de ser vista sempre em estreita relação de proximidade e complementaridade com acções presenciais – a especificidade da área de negócio de pintura obriga a um constante refinamento das capacidades técnicas que apenas poderão ser aferidas e potenciadas em ambiente presencial”.
Mais informações em diagvolt.wixsite.com/diagvolt
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 57 de junho de 2020. Consulte aqui a edição.