A CLEPA e a McKinsey & Company acabam de apresentar as últimas perspectivas sobre a saúde e o sentimento da indústria de fornecedores auto europeus através do seu inquérito bianual. Com mais de 130 respostas, o inquérito fornece perspectivas abrangentes sobre o clima empresarial do setor, tendências, desafios atuais e oportunidades.
Um sentido predominante de incerteza leva 42% dos fornecedores a expressar uma perspectiva negativa, sinalizando um declínio no sentimento geral da indústria.
65% dos fornecedores esperam que os lucros permaneçam baixos, e aproximadamente um quarto espera operar com equilíbrio financeiro ou enfrentar prejuízos.
O inquérito indicou uma perspectiva modesta para o crescimento empresarial na China, com 31% dos fornecedores a esperar uma parte substancial dos negócios futuros deste mercado.
Em resposta aos desafios crescentes, os fornecedores procuram otimizar investimentos, incluindo em I&D, enquanto aceleram os ciclos de desenvolvimento de produtos.
A indústria europeia de fornecedores auto, um pilar vital da economia da UE, confronta-se com volatilidade e incerteza tanto dos seus clientes como dos fornecedores upstream. Apesar de enfrentarem ventos contrários substanciais, os intervenientes da indústria mantêm um otimismo cauteloso, navegando através de desafios e apostando na estratégia para a transformação.
Perspetivas do setor e projeções de rentabilidade
Altos níveis de incerteza em torno de novos projetos e da procura por veículos elétricos na Europa, aliados à pressão dos fabricantes de veículos (OEMs) para reduzir custos e preocupações com a competitividade da UE, contribuem para a deterioração do sentimento empresarial no setor. Como resultado destes desafios, 25% dos fornecedores antecipam operar com níveis de rentabilidade marginal ou negativa, enquanto apenas 37% esperam uma rentabilidade acima de 5%. Enquanto 47% dos fornecedores esperam um aumento nas receitas para 2024, 31% esperam uma diminuição.
Lukas Michor, co-líder da McKinsey para a região EMEA, afirma: “As perspectivas para a indústria de fornecedores automóvel pioraram nos últimos doze meses. Enquanto alguns fornecedores conseguiram melhorar estruturalmente a sua base de custos durante a COVID-19 e agora podem colher os benefícios disso, a maioria continua a enfrentar desafios significativos. A alta incerteza em relação ao desenvolvimento futuro do mercado e a transição para veículos elétricos são preocupações-chave.”
O Pulse Check revela que os fornecedores enfrentam duras negociações de preços por parte dos OEMs, com 74% citando compensações insuficientes por parte dos OEMs como o desafio operacional mais urgente, seguido pela redução da procura (52%), perturbações na cadeia de abastecimento (24%) e fornecedores que se mudam para outras indústrias (20%). Correspondentemente, 70% dos respondentes priorizam a realização de renegociações comerciais com os clientes OEM para compensar os custos de produção inflacionários.
Benjamin Krieger, Secretário-Geral da CLEPA, destaca as preocupações do setor, afirmando: “Mais de metade dos fornecedores europeus receiam que os custos de produção tornem a UE não competitiva, e 65% do setor opera a níveis de rentabilidade que não são suficientes para sustentar investimentos. A deterioração do sentimento nestes dois aspetos em comparação com há seis meses, realça a necessidade de melhorar a competitividade da UE.”
Perspectivas para o crescimento empresarial e alocação de recursos
O inquérito também destaca desafios estratégicos, incluindo a diminuição da competitividade da UE devido aos elevados custos de produção (54%) e à implementação mais rápida de tecnologia em outras regiões (39%). As previsões indicam uma perspectiva modesta para o crescimento empresarial proveniente da China, com apenas 31% dos fornecedores a esperar uma parte substancial dos futuros negócios deste mercado.
Em resposta aos desafios crescentes, os fornecedores estão intensificando a alocação de recursos para I&D e produção, ao mesmo tempo que otimizam ganhos de eficiência. Além disso, 58% dos respondentes identificam a otimização de design de materiais e componentes como chave para alcançar uma estrutura de custos otimizada, enquanto 54% enfatizam a importância de ganhos de eficiência na fabricação.
Além disso, os fornecedores europeus expressam uma diminuição da competitividade da UE devido à elevada estrutura de custos de produção (54%) e à implementação mais rápida de tecnologia em outras regiões (39%) como grandes desafios estratégicos. A competitividade de custos e os ciclos de desenvolvimento de produtos também são de preocupação específica para os fornecedores que operam na China.
A dificuldade na implementação de requisitos dos OEMs (24%) e a conformidade com metas de emissões (22%) são preocupações estratégicas para uma parte menor da cadeia de abastecimento. No entanto, as metas de redução de CO2 são um desafio importante para toda a indústria, com 52% a considerar as mudanças necessárias na cadeia de abastecimento e na pegada de produção como o desafio mais relevante.
O inquérito também revelou a necessidade de contratar e desenvolver talentos qualificados, incluindo engenheiros de software, como um grande desafio. Dois terços dos fornecedores estão atualmente a requalificar a sua força de trabalho ou planeiam fazê-lo, indicando uma resposta proativa ao desafio do talento.