A fim de contribuir para a descarbonização do setor dos transportes, apostando no desenvolvimento da biomobilidade (biogás e gás natural) e do hidrogénio, a FPT Industrial e a IVECO, juntaram-se à Snam, uma das principais operadoras de infraestruturas energéticas do mundo, na assinatura de um Memorando de Entendimento para cooperação tecnológica e comercial.
Em primeiro lugar, o acordo de entendimento implica a colaboração entre os três parceiros – ao longo de toda a cadeia de fornecedores, desde motores (FPT Industrial) e veículos comerciais (IVECO) até às infraestruturas de distribuição e serviços (Snam, através da Snam4Mobility) – para promover o papel central da mobilidade com o gás natural (bioGNC e bioGNL) e o hidrogénio. Isto inclui modelos de negócio inovadores que visam oferecer soluções completas para veículos comerciais, leves e pesados, bem como autocarros.
O objetivo é desenvolver a mobilidade sustentável integrada de forma a promover a utilização de veículos com motorizações alternativas, com uma estratégia partilhada de desenvolvimento conjunto de veículos e redes de distribuição. Assim, a colaboração irá também concentrar-se na compilação de estudos concebidos para planear e testar soluções inovadoras de abastecimento, tecnologias e infraestruturas para frotas e clientes profissionais.
Além disso, a FPT Industrial, a IVECO e a Snam planeiam colaborar em projetos de mobilidade sustentável no campo dos transportes públicos locais e da utilidade pública. Nesse contexto, outras iniciativas que combinam o envolvimento e a participação activa de instituições a nível regional, nacional e europeu, terão como objetivo facilitar a expansão de soluções de mobilidade sustentável baseadas no gás natural e no hidrogénio.
Alessio Torelli, CEO da Snam4Mobility: “Com este acordo, pretendemos fortalecer o papel do gás natural como solução imediata para a redução de emissões, alavancando a liderança italiana neste setor, desenvolver o biometano e, posteriormente, o hidrogénio, como soluções fundamentais para a mobilidade sustentável do futuro, particularmente no caso dos veículos pesados. Através da Snam4Mobility, apostamos numa infraestrutura de distribuição progressivamente mais difundida, que já está ao serviço da biomobilidade e estará, em breve, igualmente disponível para o hidrogênio. Através das nossas parcerias comerciais, como a que estamos a desenvolver com a FPT Industrial e a IVECO, pretendemos colaborar com os principais agentes do setor para incrementar e desenvolver tecnologias no âmbito da cadeia de valor a nível internacional, contribuindo para a redução das emissões poluentes e a concretização de objetivos de alterações climáticas em benefício da comunidade”.
Marco Liccardo, Vice-Presidente Camiões Médios & Pesados, Linha de Produtos Globais: “A IVECO esteve sempre na vanguarda da descarbonização na indústria dos veículos pesados de transporte, rumo às zero emissões. Trata-se de uma transformação que já está em andamento e na qual o hidrogénio desempenha o papel principal. Com efeito, hoje olhamos para o futuro com o conhecimento de que o gás natural e o biometano são um fator fundamental e uma ponte para o hidrogénio, oferecendo a solução para os transportes de longo curso, tendo em vista as rigorosas metas europeias para a redução de emissões em 2025, e em linha com o nosso trabalho conjunto com a Nikola para, até 2023, lançarmos o nosso camião pesado a células de combustível. Portanto, esta colaboração com a Snam representa mais um passo em frente no empenho da IVECO para com a mobilidade sustentável, e representa uma oportunidade para desenvolver as infraestruturas necessárias no âmbito da cadeia de fornecedores em Itália”.
Pierpaolo Biffali, Vice-Presidente de Engenharia de Produto da FPT Industrial: “Fomos sempre pioneiros na área dos motores alternativos, e temos 20 anos de experiência no desenvolvimento da tecnologia de gás natural. Somos líderes de mercado, tendo vendido mais de 50.000 motores a metano e biometano, e possuimos o mais potente motor 100% a gás natural para veículos industriais: o Cursor 13 com 460 HP. Neste momento, os nossos motores a biometano conseguem já reduzir as emissões de CO2 para praticamente zero, reforçando a luta contra as alterações climáticas. Acreditamos que o hidrogênio é fundamental a médio e longo prazo, particularmente para o setor de transportes de longo curso. Como prova do nosso empenho com a tecnologia movida a hidrogênio, a FPT Industrial e a IVECO integram o projecto H2Haul (uma iniciativa europeia para fomentar a introdução e utilização de camiões a hidrogênio nos transportes rodoviários), continuando, assim, a oferecer soluções zero emissões para veículos pesados. Este projecto trará resultados significativos, abrindo caminho para o desenvolvimento deste tipo de tecnologia num futuro próximo. Estamos certos de que, graças a este acordo de entendimento, juntos podemos criar um futuro mais sustentável”.
O acordo pode estar sujeito a novos acordos vinculativos, nos quais as partes delinearão os termos e condições para a execução dos projetos.