A FUCHS assinou um acordo de parceria ao nível da formação profissional com a DUAL, visando incentivar e apoiar a formação de jovens técnicos em Portugal.
Paul Cezanne, diretor-geral da FUCHS Lubrificantes, assinou uma parceria com a DUAL o serviço de qualificação da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã “com o objetivo de contribuir para a formação de altíssima qualidade pela qual a DUAL é conhecida e reconhecida. Assim, os nossos especialistas dos diferentes produtos FUCHS vão realizar ações de qualificação com os formadores e também com os formandos diretamente”.
Paul Cezanne considera que “é fundamental sensibilizá-los para o papel crucial dos lubrificantes na indústria e ensinar como funcionam e como se aplicam. Um lubrificante de qualidade é decisivo para o excelente funcionamento de máquinas, motores e ferramentas”.
A DUAL forma anualmente 1.100 jovens, distribuídos pelos diferentes anos de formação, nos três Centros DUAL em Lisboa, no Porto e em Portimão. Destes formandos, 400 frequentam cursos da área automóvel: mecatrónica automóvel ou mecatrónica automóvel aplicada.
A FUCHS apoia precisamente estas duas qualificações e ainda a de técnico de manutenção industrial. Para além das ações de formação, a FUCHS contribui com documentação técnica e fornece amostras de lubrificantes e líquidos anticongelantes. A DUAL compromete-se a utilizar exclusivamente produtos FUCHS nos seus centros de formação.
“A parceria com a FUCHS enquadra-se perfeitamente na estratégia da DUAL de se aproximar das empresas o mais possível”, comenta o diretor da DUAL Elísio Silva e explica: “A grande vantagem disso é o contacto direto dos nossos formandos e formadores com equipamentos, produtos e tecnologias de ponta. Sendo a FUCHS um dos principais fabricantes de lubrificantes, esta parceria reveste-se de especial importância para a DUAL”.
A DUAL foi fundada em 1983 por iniciativa de empresas multinacionais, como AEG, Bosch, Hoechst, Miele e Siemens, entre outras, para preencher a lacuna de profissionais qualificados. Desde então a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã presta o serviço de qualificação profissional com base no princípio dual alemão: formação teórica a par da prática diretamente nas empresas. Hoje são 350 alunos que anualmente concluem o curso. Meio ano depois, 96 por cento deles têm emprego.