Ver todas

Back

Fuchs “Stay Cool” com a mobilidade elétrica

A Fuchs já desenvolveu tecnologia diferenciadora e produtos destinados a veículos elétricos. Os fluidos da gama Stay Cool permitem controlar a temperatura dos sistemas elétricos deste tipo de automóveis.

Em breve poderá haver mais uma boa razão para as empresas apostarem em frotas de veículos elétricos: os carregamentos rápidos em menos de 10 minutos. Esta inovação marcante será possível graças ao arrefecimento por imersão, onde os componentes técnicos são totalmente imersos em termofluidos da Fuchs. O processo desenvolvido também serve para tornar o arrefecimento em data centres mais eficiente.

Os fluidos inovadores da gama Stay Cool permitem controlar a temperatura dos sistemas de veículos elétricos através desta nova tecnologia. “Em vez das tubagens para arrefecimento, são as próprias baterias e os componentes que são imersos em termofluidos, o que proporciona um arrefecimento uniforme. Isto é mais eficaz e mais eficiente”, explica Filipe Peralta, Gestor de Produto Automotive da Fuchs Lubrificantes.

Porque é que a refrigeração é tão importante para a mobilidade elétrica? “Porque os motores, os componentes eletrónicos e as baterias de alta tensão nos carros elétricos atingem temperaturas muito elevadas, nomeadamente nos carregamentos rápidos das baterias. Se o sistema de gestão de calor/ arrefecimento não estiver devidamente dimensionado, os veículos elétricos podem até pegar fogo”, esclarece o responsável.

O carregamento rápido de carros elétricos gera enormes quantidades de calor. É, por isso, extremamente importante o arrefecimento eficaz através dos termofluidos, A linha Stay Cool proporciona uma forte refrigeração e um funcionamento suave ao mesmo tempo. A nova tecnologia da gama para mobilidade elétrica e data centres é fruto da vasta experiência do Grupo Fuchs, o maior fabricante independente de lubrificantes a nível global. A equipa de I&D da Fuchs aproveitou os seus conhecimentos de décadas no mundo automóvel pré-elétrico, quando os óleos já tinham um papel duplo: lubrificar e arrefecer.

PALAVRAS-CHAVE